Duelo entre Steven Mendoza e Gilberto agita final da Copa do Nordeste entre Bahia e Ceará
Primeiro jogo da decisão acontece em Salvador neste sábado (1º), às 16h

Foto: Reprodução/Globo Esporte
Ceará e Bahia se enfrentam no primeiro jogo da final da Copa do Nordeste neste sábado (1º), às 16 horas, em Pituaçu. O duelo colocará frente à frente o time com a melhor defesa, o Vozão, com somente três gols sofridos, e o de melhor ataque, o Tricolor baiano, com 20 gols somados.
Além dos retrospectos, a decisão também será palco do duelo entre os dois jogadores mais decisivos dos clubes no ano: Steven Mendoza e Gilberto. O Ceará não perde para o Bahia desde 2018: são sete jogos de invencibilidade, com cinco vitórias e dois empates.
Nas duas finais da competição em que os clubes se enfrentaram, o Bahia acabou derrotado pelo Alvinegro cearense. Em 2015, na primeira decisão em que o Tricolor chegou com a Copa do Nordeste sob novo formato, organizada com o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o goleiro Jean falhou feio e o time baiano foi derrotado na ida e na volta.
Já no ano passado, o Ceará venceu os dois jogos da decisão contra o Bahia. A competição foi realizada na Bahia por conta da pandemia do coronavírus. E o Vozão levou a melhor mais uma vez. Agora, os clubes encaram verdadeira maratona na temporada de 2021.
O Ceará está jogando Sul-Americana, Cearense e Nordestão. São 13 jogos, com sete vitórias, cinco empates e uma derrota. O Vozão tem 22 jogos de invencibilidade no Nordestão. O Ceará só entra na Copa do Brasil na terceira fase. Já o Bahia se divide entre Sul-Americana, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Baiano. Foram 22 embates, com 11 vitórias, seis empates e cinco derrotas.