É importante trocar o óleo do câmbio automático?
Troca deve ser feita em intervalos de 50 mil km

Há alguns anos os carros compactos lançados com transmissão automática no pais tinham como orientação do fabricante apenas a verificação do nível do óleo do câmbio. Porém, recentemente, com a alta quilometragem desses câmbios, todos os fabricantes já mudaram de opinião. Com a grande quantidade de carros em circulação e 60% das vendas concentrados em carros automáticos ou automatizados, é natural uma preocupação com o futuro desse mecanismo.
Transmissões automáticas comuns como Aisin de seis marchas (usado nos Chevrolet e Hyundai), ZF de oito marchas (comuns nos veículos diesel Volkswagen e Jeep/Ram/Fiat) e o câmbio CVT empregado na linha Fiat/Peugeot/Citroën e também nas japonesas Honda, Toyota e Nissan já recebem como recomendação a troca preventiva do óleo.
Portanto, ao comprar também um carro automático usado a recomendação de mecânicos e profissionais é de fazer a troca de forma preventiva.
Quando devo trocar o fluido do câmbio automático?
Várias marcas modificaram a recomendação de que o óleo não deveria ser trocado. Hoje, os fabricantes recomendam a troca do fluido da transmissão automática a cada 60.000km. De forma preventiva vários mecânicos consultados pela nossa reportagem sugerem a troca a cada 50 mil quilômetros.
Qual a função do óleo do câmbio automático?
A função do óleo de câmbio é lubrificar as engrenagens, rolamentos e outras peças internas do câmbio, reduzindo o atrito entre os componentes e seu consequente desgaste prematuro. O câmbio opera em temperatura que varia entre 80 e 90 graus, mas nem sempre é possível identificar desgaste ou superaquecimento.
“A falta da troca de fluido do câmbio automático faz o óleo perder a viscosidade e superaquece o conjunto, levando a tantos problemas. Basta fazer de forma preventiva a troca do fluido”, explica Ícaro Simões, da oficina Casalub de São Paulo.
Simões também recomenda que anualmente o proprietário do veículo faça a substituição do fluido de arrefecimento. Em muitos casos, esse fluido também ajuda a refrigerar a transmissão, fazendo com que o câmbio e o motor trabalhem na temperatura adequada. “Em caso de dúvida, recomendo tirar ou sangrar o fluido, como dizemos, e trocar por um novo, segundo as especificações da montadora”, acrescenta.