Ebrahim Raisi, de partido da direita, toma posse como presidente do Irã
Ultraconservador diz que tentará suspender as sanções dos EUA contra o país

Foto: Getty Images
O ultraconservador Ebrahim Raisi tomou posse como novo presidente do Irã nesta terça-feira (3), com a missão de recuperar uma economia devastada pelas sanções americanas e pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Ex-comandante da Autoridade Judicial, Raisi, 60 anos, é o sucessor do moderado Hasan Rohani, que alcançou em 2015 o acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências após vários anos de tensão.
"De acordo com a escolha do povo, dou posse ao sábio, incansável, experiente e popular Ebrahim Raisi como presidente da República Islâmica do Irã", escreveu o guia supremo em um decreto lido por seu chefe de gabinete. O mais novo presidente do Irã declarou, em cerimônia, que o governo dele tentará suspender as sanções dos Estados Unidos contra o país. "É claro que buscamos suspender as sanções opressivas, mas não vamos subordinar as condições de vida da nação à vontade dos estrangeiros", disse.
Na próxima quinta-feira (5), Raisi prestará juramento no Parlamento, ao qual deve apresentar os candidatos para os cargos ministeriais. A presidência de Raisi consagrará o domínio dos conservadores após a vitória nas eleições legislativas em 2020. "Tenho muita esperança para o futuro do país", afirmou o novo presidente.