• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Ebrahim Raisi, de partido da direita, toma posse como presidente do Irã

Ebrahim Raisi, de partido da direita, toma posse como presidente do Irã

Ultraconservador diz que tentará suspender as sanções dos EUA contra o país

Por Da Redação
Ás

 Ebrahim Raisi, de partido da direita, toma posse como presidente do Irã

Foto: Getty Images

O ultraconservador Ebrahim Raisi tomou posse como novo presidente do Irã nesta terça-feira (3), com a missão de recuperar uma economia devastada pelas sanções americanas e pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Ex-comandante da Autoridade Judicial, Raisi, 60 anos, é o sucessor do moderado Hasan Rohani, que alcançou em 2015 o acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências após vários anos de tensão.

"De acordo com a escolha do povo, dou posse ao sábio, incansável, experiente e popular Ebrahim Raisi como presidente da República Islâmica do Irã", escreveu o guia supremo em um decreto lido por seu chefe de gabinete. O mais novo presidente do Irã declarou, em cerimônia, que o governo dele tentará suspender as sanções dos Estados Unidos contra o país. "É claro que buscamos suspender as sanções opressivas, mas não vamos subordinar as condições de vida da nação à vontade dos estrangeiros", disse.

Na próxima quinta-feira (5), Raisi prestará juramento no Parlamento, ao qual deve apresentar os candidatos para os cargos ministeriais. A presidência de Raisi consagrará o domínio dos conservadores após a vitória nas eleições legislativas em 2020. "Tenho muita esperança para o futuro do país", afirmou o novo presidente.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário