Economia brasileira deve crescer 3,7% este ano, segundo OCDE
Projeção da entidade aponta que PIB deve crescer por causa da recuperação do consumo

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá 3,7% neste ano e 2,5% em 2022. A entidade aponta que a economia deve ter alta por causa da recuperação do consumo das famílias e dos investimentos.
No relatório divulgado, a OCDE também prevê que a inflação ao consumidor avançará a 6,2% este ano, antes de desacelerar a 4% em 2021.
No documento, há uma citação sobre a falta de coordenação na resposta à doença, o que tem feito a crise sanitária regredir, em meio a um processo lento de vacinação.
Para a entidade, a atividade econômica ficará lenta no primeiro semestre, mas deve retomar força a partir da segunda metade do ano. "No geral, a taxa de atividade permanecerá significativamente abaixo dos níveis pré-crise, mantendo milhões trabalhadores fora do mercado de trabalho", ressalta.
Segundo a Organização, a situação social no País é "frágil", em meio ao agravamento da crise sanitária. "No lado positivo, uma rápida implementação do pacote infraestrutura e de estímulos fiscais nos Estados Unidos vão impulsionar as exportações brasileiras e acelerar a recuperação", prevê.


