Economia brasileira teve queda de 0,1% no 3º trimestre, afirma FGV

Dado negativo ocorre apesar do crescimento de 0,3% da atividade econômica em agosto

Por Da Redação
Ás

Economia brasileira teve queda de 0,1% no 3º trimestre, afirma FGV

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A economia brasileira teve queda de 0,1% no 3º trimestre, quando comparada com os três meses anteriores, de acordo com o Monitor do PIB divulgado nesta sexta-feira (19) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

O dado negativo acontece apesar do crescimento de 0,3% da atividade econômica em agosto. Na comparação anual, as riquezas nacionais registraram alta de 4,1% no período entre julho e setembro.

De acordo com Claudio Considera, coordenador responsável pelo monitor, a economia brasileira reverteu a trajetória de recuperação observada no terceiro e quarto trimestre de 2020 e no primeiro trimestre deste ano.

A extrativa mineral e a administração pública, em 12 meses, foram positivas. O setor que apresentou destaque foi o setor de serviços que vinha sofrendo quedas mensais e elevadas desde abril do ano passado até maio deste ano, com taxas acumulada em doze meses positivas e crescentes desde junho, com a taxa até setembro sendo de 3%.

O consumo das famílias aumentou 4,4% no 3º trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado se deu por conta do crescimento de serviços (8,9%). "Este desempenho se deve à maior abrangência da vacinação que possibilitou a maior interação entre as pessoas com idas a hotéis, bares, restaurantes e viagens", destaca Considera.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário