Economia de 19 países caem 0,6% em comparação com três meses anteriores
A zona do euro se encontra em sua segunda recessão técnica desde que a pandemia de Covid-19 começou

Foto: Reprodução
Segundo dados divulgados nesta terça-feira (18) pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, no primeiro trimestre do ano a economia de 19 países que fazem parte da zona do euro caiu 0,6% em comparação com os três meses anteriores.
A queda ocorreu depois de uma retração de 0,7% no 4º trimestre, confirmando a entrada da região em uma nova recessão técnica composta por dois trimestre consecutivos de contração da economia.
Dentre todos os países da União Europeia (UE), a queda foi de 0,4% no 1º trimestre, após recuo de 0,5% no 4º trimestre do ano passado. O Produto Interno Bruto caiu nos países potência, com exceção da França, que cresceu 0,4%. Comparando ao ano passado, no primeiro trimestre a queda foi de 1,8% na zona do euro de de 1,7% na UE.
Japão
No Japão, a economia teve uma contração de 1,3% no primeiro trimestre do ano, após imposições de restrições nas maiores cidades para conter o coronavírus. Essa queda ocorreu depois que a terceira maior economia do mundo cresceu dois trimestres consecutivos, até dezembro. Porém, essa expansão teve recuo por conta dos aumentos nas infecções de Covid-19.
A economia do Japão encolheu 5,1% no primeiro trimestre, número maior que a expectativa de 4,6% e após salto de 11,6% no trimestre anterior. É esperada uma recuperação no investimento de capital privado, pois a indústria manufatureira continua forte no país. O PIB do Japão tombou 4,8% em 2020.