Edital para qualificar 800 desempregados de 18 a 29 anos é lançado
O novo programa é financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT)

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Nesta semana, a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia lançou o edital de pregão eletrônico para contratar empresas que darão cursos para reinserir 800 jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho.
O novo modelo - aplicado pela primeira vez no Brasil - prevê que as empresas que ministrarão os cursos de qualificação só serão pagas pelo governo se determinada parcela dos alunos conseguir emprego. O programa é financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Avaliação
As empresas serão avaliadas da seguinte forma: até oito meses depois de concluírem os cursos, os jovens deverão conseguir emprego com duração de pelo menos quatro meses.
A taxa de empregabilidade deverá ser 30% superior a um grupo de controle, formado por jovens que não passarão pelos cursos e constituirão uma base de comparação que represente a média do mercado de trabalho.
Nessa primeira etapa, serão escolhidos 2 mil jovens desempregados de 18 a 29 anos. Desse total, 800 serão matriculados nos cursos, com carga horária mínima de 250 horas presenciais. Os 1,2 mil restantes comporão o grupo de controle.
Caberá à empresa contratada desenvolver a metodologia das aulas, mapear a demanda por empregos e decidir que cursos serão oferecidos. O edital foi publicado ontem (25) no Diário Oficial da União.
E embora o texto tenha previsto a abertura das propostas no próximo dia 8, o Ministério da Economia informou que a data será adiada para 18 de novembro.