Eduardo Girão será vice na chapa de Zema à Presidência
Senador também é do partido Novo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil, Beto Barata / Agência Senado
O candidato a vice-presidente na chapa de Romeu Zema (Novo) será o senador Eduardo Girão (Novo). A decisão foi divulgada nesta terça (4) pelo partido.
"Após tratativas internas, Zema e o presidente do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, concluíram que Girão é a melhor opção para caminhar em busca de um Brasil melhor", diz o comunicado do Novo.
Com a escolha de Girão, a chapa será puro-sangue do Novo, que não obteve sucesso em formar alianças. O também candidato à Presidência, Augusto Cury (Avante), chegou a sinalizar uma união com Zema, mas a possibilidade foi descartada pelo candidato.
Durante a pré-campanha, Zema também chegou a ser cotado para vice de Flávio Bolsonaro (PL), mas a relação foi distanciada após críticas do ex-governador mineiro à relação de Flávio com o banqueiro Daniel Vorcaro.
Publicamente, o mineiro sempre descartou a possibilidade de ser vice, dizendo que levaria a candidatura até o fim. Outros nomes também foram cogitados, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC) e até mesmo a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL). Posteriormente, Zema admitiu que não chegou a convidá-la publicamente.
Girão conclui neste ano seu mandato de 8 anos no Senado, eleito pelo Ceará. Ele era pré-candidato ao governo do estado, mas agora concorrerá na chapa de Zema.
Durante o mandato, se aliou ao grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ganhou notoriedade na defesa de pautas associadas ao conservadorismo, como a oposição ao aborto. O senador também foi titular na CPMI da Covid-19 em 2021.
Em redes sociais, Zema celebrou a aliança e chamou Girão de "o melhor senador do Brasil".
"Temos um Brasil a livrar da gastança do Lula, da farra dos intocáveis e do crime organizado", escreveu Zema.
Girão também comemorou a decisão e afirmou que "aceitou o convite como uma missão existencial".
"Pelos brasileiros sedentos por justiça, quero levar o que nós acreditamos e já defendemos em nossos mandatos aos quatro cantos do país: mais segurança, mais prosperidade, mais defesa da Vida e Família, e menos abusos dos intocáveis que tomaram conta do poder público", disse.
Veja a publicação de Zema:


