Educador financeiro dá dicas de como organizar as finanças em tempos de pandemia

A orientação é priorizar os gastos essenciais como alimentação e contas de consumo

[Educador financeiro dá dicas de como organizar as finanças em tempos de pandemia]

FOTO: Reprodução

O Brasil vive um cenário delicado do ponto de vista econômico e financeiro decorrente do reflexo da pandemia da Covid-19. Esta situação tem afetado todas as classes. Mas não há dúvidas de que as classes mais baixas estão enfrentando mais dificuldades neste período.  

Edisio Freire, economista e educador financeiro, afirma que neste momento é necessário olhar para o orçamento, ver o que é possível organizar. “É importante verificar quais as despesas podem ficar para um outro momento, ver as prioridades. Além disso, a negociação é fundamental neste momento. Se você tem um aluguel negocia ou uma redução ou uma prorrogação. Se você tem uma dívida busca negociar, levar mais para a frente”, orientou.

Para Freire, as pessoas precisam agora trabalhar os gastos que são essenciais. “Gastos com alimentação, com contas de consumos como energia e água”, frisou.  

Desemprego

A última pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira (30), aponta que a taxa oficial de desemprego no Brasil subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio, atingindo 12,7 milhões de pessoas, com um fechamento de 7,8 milhões de postos de trabalho em relação ao trimestre anterior. Segundo a pesquisa, trata-se da maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em março de 2018, quando foi de 13,1%. E o desemprego só não tem sido maior porque muita gente simplesmente deixou de procurar emprego ou não estavam disponíveis para trabalhar em meio à pandemia de coronavírus.

Poupança

O educador financeiro afirma que para aquelas pessoas tem uma reserva financeira é importante usá-la com muita disciplina. “Se não teve essa possibilidade de ter uma reserva financeira, reflita sobre essa ação e tente quando retornar as atividades poder reservar um valor, menor que seja, é muito importante para um momento como essa de emergência. Nunca se sentiu tanta a falta de ter uma reserva de emergência quanto neste momento de pandemia. Isso é para qualquer classe de renda. Quem tem planejamento está passando pela pandemia de forma mais tranquila, quem não tem está passando muitos apertos”, orientou.

É preciso ter inteligência, tranquilidade para tocar as atividades, tentando não se desesperar para tomar as decisões certa. “Agora nada de extravagância, nada de gastos excessivos, é fazer o que o orçamento pede”, alerta.

Auxílio Emergencial

Edisio Freire orienta os beneficiários do auxílio emergencial do governo Federal. “Sabemos que o valor é pouco, mas certamente complementa, ajuda a renda. É fundamental fazer uso do dinheiro para as despesas essenciais. Despesas importantes para a sobrevivência e sustento da família. Nada de gastar com coisas tão importantes neste momento. Vamos ter tranquilidade para se organizar. A crise vai passar, a pandemia vai cessar e vamos voltar ao convívio social, a economia vai voltar a rodar e todos nós voltaremos anos nossos postos de trabalho”, concluiu. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!