Efeito de vacina da Pfizer/BioNTech dura pelo menos seis meses, dizem empresas

Vacina também oferece proteção contra variantes

Por Da Redação
Às

Efeito de vacina da Pfizer/BioNTech dura pelo menos seis meses, dizem empresas

Foto: Reprodução/InfoMoney

O ensaio clínico de Fase 3 em andamento da vacina contra o coronavírus da Pfizer/BioNTech confirma que sua proteção dura pelo menos seis meses após a segunda dose, afirmaram as empresas nesta quinta-feira (1º). Essa é a primeira análise de quanto tempo dura a proteção para uma vacina contra o coronavírus e, embora seis meses seja um alvo modesto, é mais do que os 90 dias de proteção que é a melhor estimativa oferecida até agora.  

A vacina permanece mais de 91% eficaz contra doenças com quaisquer sintomas por seis meses, disseram as empresas. E parecia ser totalmente eficaz contra a preocupante variante B.1.351 do vírus, que é a cepa dominante que circula na África do Sul e que os pesquisadores temiam ter evoluído para escapar da proteção das vacinas.

"A vacina foi 100% eficaz contra doenças graves, conforme definido pelos Centros americanos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), e 95,3% eficaz contra casos graves de Covid-19, conforme definido pela US Food and Drug Administration (FDA)",  disseram as empresas em comunicado conjunto.

Na quarta-feira (31), as empresas disseram que um pequeno ensaio com voluntários de 12 a 15 anos mostrou 100% de eficácia nessa faixa etária. "Esses dados confirmam a eficácia favorável e o perfil de segurança de nossa vacina e nos posicionam para enviar um pedido de licença biológica ao FDA dos EUA", disse Albert Bourla, presidente e diretor executivo da Pfizer.

Os eventos adversos mais comuns foram dor no local da injeção, fadiga e dor de cabeça. "Na África do Sul, onde a linhagem B.1.351 é prevalente e 800 participantes foram inscritos, nove casos de Covid-19 foram observados, todos no grupo do placebo, indicando eficácia da vacina de 100%", disse a empresa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário