El Niño ganha força e tem data para iniciar em 2023, alerta departamento

Fenômeno é marcado por chuvas no Sul do Brasil

Por Da Redação
Ás

El Niño ganha força e tem data para iniciar em 2023, alerta departamento

Foto: Reprodução/Pixabay

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) atualizou a projeção para ocorrência dos fenômenos La Niña e El Niño em 2023. De acordo com informações do departamento de clima ligado ao governo dos Estados Unidos, a probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña cairá de 15% no trimestre fevereiro- março-abril para menos de 10% entre março-abril-maio. 

Será a partir de abril que as chances do El Niño começarão a aumentar, saindo de 15% entre abril-maio-junho e atingindo mais de 60% de probabilidade entre setembro-outubro-novembro. A ocorrência dos fenômenos climáticos como o La Niña ou El Niño são acompanhadas de perto pelo setor agropecuário pelo impacto que eles podem causar na distribuição e regularidades das chuvas. 

Em anos de La Niña, por exemplo, o Sul do Brasil tradicionalmente é afetado com menor volume de chuvas. Já o fenômeno El Niño, se confirmado de baixa intensidade para 2023, poderá impactar negativamente a produtividade da soja na média brasileira. A conclusão é de um estudo feito pela consultoria Céleres, que há 32 anos acompanha o impacto dos fenômenos La Niña ou El Niño em produtividade esperada para a safra. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário