Eleições 2022: convenções partidárias começam a partir desta quarta-feira (20)

Segundo o TSE, também passa a valer o direito de resposta em caso de ofensas

[Eleições 2022: convenções partidárias começam a partir desta quarta-feira (20)]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O prazo para realização das convenções partidárias eleitorais começa nesta quarta-feira (20) e vai até 5 de agosto. No cenário nacional, as legendas já começam a definir suas coligações, candidatas e candidatos.

Na quarta, o PDT deve oficializar a candidatura de Ciro Gomes em Brasília. Ainda existe dúvida sobre a definição do vice na chapa. Na quinta-feira ( 21), em São Paulo, será a vez do PT oficializar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato em chapa com o ex-governador paulista, Geraldo Alckmin (PSB). O partido conta com o apoio do PCdoB, PSB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede Sustentabilidade.

No próximo sábado (23), em Belo Horizonte, o Avante lança o nome de André Janones como candidato. Já no domingo (24), no Rio de Janeiro, o PL realiza a convenção que vai lançar o nome do presidente Jair Bolsonaro à reeleição. O partido tem o apoio do Progressistas, Republicanos, PSC, PTB e do Patriota.

Na quarta-feira da semana seguinte, dia 27, o MDB anuncia o nome de Simone Tebet ao Palácio do Planalto. O evento será feito de forma virtual. O partido conta com o apoio do PSDB e do Cidadania, que estão federados. Em 30 de julho, o Partido Novo lança Luiz Felipe D’Ávila. O candidato do União Brasil, Luciano Bivar, deve ser lançado no último dia das convenções partidárias, 5 de agosto, na capital paulista.

Também na quarta-feira (20), começa a valer o direito de resposta em caso de ofensas. Como informou o Tribunal Superior Eleitoral, esse direito beneficia candidatos, partidos políticos, federações e coligações partidárias. Além disso, passa a valer a formalização de contratos para instalação física e virtual dos comitês de campanha.


Comentários