Eleições de 2022 ampliaram crimes de ódio na internet, diz ONG
Relatório indica aumento de 874,10% nas denúncias contra xenofobia

Foto: Reprodução
O aumento de crimes de ódio na internet teve um aumento de 67,7% no ano passado e está relacionado à polarização política nas eleições de 2022, conforme concluiu a ONG Safernet em relatório divulgado nesta terça-feira (7).
“Durante o ano de 2022, a polarização do debate político aumentou a radicalização e houve aumento de denúncias de crimes de ódio registrados pela Safernet em relação à 2021”, disse em nota o diretor-presidente da ONG, Thiago Tavares.
Entre os crimes de ódio observados pela organização estão sete: xenofobia, racismo, intolerância religiosa, neonazismo, misoginia, LGBTFobia e apologia a crimes contra a vida. Desses, o crime mais denunciado foi o de xenofobia, que cresceu 874,10% em relação a 2021, seguido de intolerância religiosa (456%) e misoginia (251%).
O neonazismo foi o único que registrou queda, mas isso não significa que o crime tenha sido menos praticado, mas que ele tem sido difundido em espaços mais restritos, o que dificulta que seja denunciado pelo público geral. “Essa redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na deep web”, declarou.