Eleições: veja quem são os candidatos à prefeitura de Salvador

Conheça o perfil de cada prefeiturável

[Eleições: veja quem são os candidatos à prefeitura de Salvador]

FOTO: Reprodução

A votação para as eleições municipais 2020 acontece neste domingo (15) e para o cargo à prefeitura de Salvador disputam nove candidatos: Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB), Major Denice Santiago (PT), Cezar Leite (PRTB), Bacelar (Podemos), Hilton Coelho (PSOL), Celsinho Cotrim (PROS) e Rodrigo Pereira (PCO).

Confira abaixo um resumo do perfil dos postulantes ao cargo:

Bacelar (Podemos) | Vice: Magno Lavigne

Bacelar é deputado federal, presidente do Podemos na Bahia e vice-líder da legenda na Câmara. Ele foi vereador por Salvador durante quatro mandatos e ocupou o cargo de deputado estadual duas vezes. A principal bandeira de Bacelar é voltado para a educação pública e ele já ocupou o cargo de Secretário de Educação da cidade 2010, onde permaneceu por três anos.  

Como deputado federal pelo Podemos, com mais de 95 mil votos, chegou à Câmara dos Deputados onde é titular da Comissão de Educação. Atualmente, é presidente da Comissão Especial que analisa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/15, que torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).   

Bruno Reis (DEM) | Vice: Ana Paula Matos (PDT)

Atual vice-prefeito de Salvador, Bruno iniciou na carreira pública na militância de um grêmio estudantil. Em 1997, ele foi aprovado no curso de Direito da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Bruno foi estagiário na Câmara de Vereadores e em se tornou assessor da instituição. Em 2000, atuou como assessor do então deputado na época, o atual prefeito ACM Neto.

Em 2010, Bruno Reis chegou à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pela primeira vez, com 55.267 votos. Em 2014, foi reeleito deputado estadual, com uma das mais expressivas votações do estado (89.607).  Foi escolhido Destaque Parlamentar de 2011 e 2012.

Celsinho Cotrim (PROS) | Vice: Popó (PROS)

Celsinho Cotrim é Administrador e Planejador Municipal com pós-graduação em Gestão Governamental e também, é apresentador de televisão. Ele foi candidato a senador em 2018 e com 41.055 votos, sendo 13.732 apenas em Salvador, considerado um dos mais votados pelo partido em todo o Brasil.

Cezar Leite (PRTB) | Vice: Tenente Maciel (PRTB)

Cezar Leite é médico e adota uma ideologia bolsonarista. Ele tem como principal bandeira o combate à corrupção e o direito das pessoas com deficiência.

Além disso, Cezae é presidente municipal do PRTB,  partido do vice-presidente Hamilton Mourão.

Major Denice Santiago (PT) | Vice: Fabíola Mansur (PSB) 
 
Com uma vasta carreira pela Polícia Militar, Major Denice é idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha, que combate crimes de violência contra a mulher. Denice também é formada em psicologia, é pós-graduada em Gestão de Direitos Humanos e Segurança Pública, mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e doutoranda no Núcleo de Estudos Interdisciplinares Sobre a Mulher (NEIM – UFBA).

Hilton Coelho (PSOL) | Vice: Rosana Almeida (PSOL)

Hilton é militante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e atua em prol dos movimentos sociais. Foi eleito vereador pela primeira vez em 2012, onde conquistou 16.408 votos. 

Tem como principais bandeiras a saúde, o combate às opressões sociais e a educação pública e de qualidade.

Pastor Sargento Isidório (Avante) | Vice: Eleusa Coronel (PSD)

Isidório é formado pela Policia Militar da Bahia e Técnico em Enfermagem. Ele também é o fundador da Fundação Doutor Jesus, entidade que trata e acolhe dependentes químicos do estado há 29 anos.

Atualmente, o Pastor Sargento Isidório é presidente estadual do AVANTE na Bahia, candidato a Prefeito de Salvador e o Deputado Federal mais votado nas últimas eleições (2018) em Salvador.

Olívia Santana (PCdoB) | Vice: Joca Soares (PP)

Olívia é formada em Pedagogia pela UFBA e foi vereadora por dez anos. Ela já foi Secretaria de Educação e Cultura de Salvador, dirigiu a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia.

Rodrigo Pereira (PCO) | Vice: Marcelo Millet (PCO)

Rodrigo Pereira da Silva tem atuação política desde os 16 anos e atua em prol do movimento estudantil, negro além da luta por moradia digna para a classe trabalhadora.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!