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Eletroeletrônicos devem ficar até 33% mais caros na véspera do Natal, aponta pesquisa

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Eletroeletrônicos devem ficar até 33% mais caros na véspera do Natal, aponta pesquisa

Smartbands, cafeteiras e jogos eletrônicos lideram o ranking

Por Da Redação
Eletroeletrônicos devem ficar até 33% mais caros na véspera do Natal, aponta pesquisa
Foto: Reprodução/TecMundo

Uma pesquisa feita pelo Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) aponta que produtos desta categoria estão 33% mais caros desde a primeira quinzena de dezembro. A pesquisa acompanhou os preços de 6.500 itens de 28 categorias desde o mês de julho de 2020. No mês de novembro, outra pesquisa feita pelo instituto já havia mostrado um efeito parecido às vésperas da Black Friday. A valorização do dólar e a escassez de insumos para a maioria das indústrias, geradas pela pandemia do coronavírus, causaram reajuste de preços em grande parte dos produtos vendidos no Brasil.  

A alta nos preços é mais elevada sobre os bens duráveis. Alguns dos itens cobertos pela pesquisa ficaram até 44% mais caros desde o mês de julho. Os eventos de compras (Black Friday e Natal) ajudaram a esticar os preços, mas o maior custo do setor de eletroeletrônicos também contribuiu para as altas nas prateleiras. Desta vez, os itens que mais subiram foram:

• Pulseiras inteligentes (smartbands), com alta de 33,5%;
• Videogames (21,8%);
• Cafeteiras elétricas (21,4%);
• Jogos eletrônicos (21,3%)Pulseiras e jogos eletrônicos, cafeteiras e caixas de som lideram o ranking
• Caixa de som e bluetooth (20,3%)
• Forno (13,3%)
• Tablet (13,2%)
• Fones de ouvido (13%)
• Celular (12,4%) 

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