Elon Musk perde processo contra a OpenAI

Julgamento começou em 28 de abril e foi visto como um momento importante para o futuro da OpenAI e da inteligência artificial

Por Da Redação
Às

Elon Musk perde processo contra a OpenAI

Foto: White House

Um júri dos Estados Unidos decidiu nesta segunda-feira (18) contra Elon Musk no processo em que o bilionário acusava a OpenAI, dona do ChatGPT, de ter se afastado de sua missão original.

Os jurados concluíram que a empresa não pode ser responsabilizada pelas acusações de Musk de que teria deixado de priorizar o desenvolvimento de inteligência artificial para beneficiar a humanidade.

O julgamento começou em 28 de abril e foi visto como um momento importante para o futuro da OpenAI e da inteligência artificial de forma geral, especialmente no debate sobre como essa tecnologia deve ser usada e quem deve lucrar com ela.

O tribunal, conduzido pela juíza distrital dos EUA Yvonne Gonzalez Rogers, concordou com a conclusão do júri consultivo de que Altman e a OpenAI não eram responsáveis, e que as “alegações de violação de confiança beneficente e enriquecimento ilícito são rejeitadas por terem sido apresentadas fora do prazo”.

Dirigindo-se à juíza, o principal advogado de Musk, Steven Molo, reservou o direito de seu cliente recorrer, embora Gonzalez Rogers tenha afirmado estar preparada para rejeitar um recurso “na hora”.

“Há evidências substanciais para sustentar a conclusão do júri”, disse a juíza, encerrando o julgamento de três semanas em Oakland, na Califórnia.

O veredicto foi anunciado após 11 dias de depoimentos e debates no tribunal, marcados por questionamentos sobre a credibilidade tanto de Musk quanto de Sam Altman.

Os dois lados se acusaram mutuamente de priorizar interesses financeiros em vez do benefício público.

Na fase final do julgamento, o advogado de Musk, Steven Molo, afirmou aos jurados que várias testemunhas colocaram em dúvida a sinceridade de Altman ou chegaram a chamá-lo de mentiroso.

Ele também destacou que Musk evitou afirmar, durante o julgamento, que era totalmente confiável.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário