Em 20 estados, taxa de ocupação de leitos para Covid é inferior a 50%
Segundo Ministério da Saúde, esta é a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia

Foto: Reprodução/G1
A taxa de ocupação de leitos para covid-19 está abaixo de 50% em 20 estados pela primeira vez desde o início da pandemia, informou o Ministério da Saúde neste domingo (29). De acordo com a pasta, a redução ocorre por conta do "ritmo acelerado da vacinação" no país.
Os estados com ocupação de leitos abaixo de 50% são Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.
"Atualmente, os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alerta, com 51% a 69% nas taxas de ocupação, Rio de Janeiro na faixa de emergência, com 70% a 80%, e apenas Roraima na zona grave, com ocupação entre 80% a 94%", diz a nota do ministério. A pasta informou que até o momento não recebeu dados do Distrito Federal e Amapá.
Até a manhã deste domingo (29), 128,4 milhões de pessoas haviam tomado a primeira dose da vacina em todo o país e outros 59,1 milhões a segunda dose ou a dose única. A imunização reduz as chances de infecção grave e de óbitos pela doença.