Em 24 anos de metas, inflação passou um terço do tempo acima do teto
Levantamento avaliou as séries do IPCA, metas do BC e o acumulado em 12 meses da inflação

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Brasil conseguiu acompanhar o sistema de metas para a inflação poucas vezes em 24 anos, desde quando a alvo foi estabelecido pelo Banco Central, em 1999, de acordo com um levantamento elaborado pela CNN.
Em alguns momentos, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação do país, apresentou declínios e errou as metas para baixo. Porém, foi em elevações que a inflação brasileira passou a maior parte das últimas duas décadas.
De acordo com o relatório, dos 282 meses corridos desde que o sistema de metas foi aplicado no país, em julho de 1999, em 212 deles a inflação elevou o centro da meta, representando 75% do tempo total.
Em 102 desses meses, o erro extrapolou, inclusive, o teto da meta. Isso significa 36%, ou um terço do período com a inflação acima do limite máximo tolerado pelas bandas estabelecidas pelo governo. O levantamento avaliou as séries do IPCA e das metas do Banco Central (BC), além de considerar o acumulado em 12 meses da inflação, a cada mês.