Em ano de eleição, escola de samba deve homenagear Lula no Carnaval do Rio de Janeiro
Presidente já foi homenageado duas vezes nos carnavais do Rio e de São Paulo

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Em ano de eleição, o atual presidente da República, Lula (PT), pode se tornar enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que fará estreia no Grupo Especial em 2026, após vencer a Série de Ouro do Carnaval do Rio de Janeiro.
No entanto, os detalhes da homenagem só serão divulgados no dia 9 de julho. "A Acadêmicos de Niterói ressalta que seu enredo para o carnaval de 2026 será lançado no dia 9 de julho. O tema, que conduzirá a agremiação em sua estreia no Grupo Especial do carnaval carioca, está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Tiago Martins e sua equipe", afirmou a escola, através de nota.
Essa não seria a primeira vez que Lula é homenageado por uma escola de samba. Em 2003, a Beija-Flor de Nilópolis venceu o Carnaval do Rio de Janeiro com o enredo "O Povo Conta a Sua História: Saco Vazio Não Para em Pé, a Mão Que Faz a Guerra, Faz a Paz", que falou sobre o combate à fome e encerrou o desfile com um carro alegórico em homenagem à Lula.
Já em 2012, a Gaviões da Fiel contou a história do, na época, ex-presidente, com o enredo: "Verás que o filho fiel não foge à luta - Lula, o retrato de uma nação". No entanto, Lula não compareceu ao desfile por estar em tratamento contra um câncer.