Em carta, ONS pressupõe "dificuldade" em fornecimento de energia elétrica no Brasil

Preocupação está relacionada ao baixo nível dos reservatórios

[Em carta, ONS pressupõe

FOTO: Reprodução/Cotesa

Em carta enviada à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na semana passada, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) aponta uma preocupação com o abastecimento de energia elétrica no país. No documento, obtido pela TV Globo, o órgão prevê “dificuldade no atendimento eletro-energético, pelo menos até o final deste ano” em razão do baixo nível dos reservatórios. Em outubro, o comitê autorizou o acionamento de usinas térmicas, cuja energia é mais cara, e a importação de energia da Argentina e do Uruguai. 

O documento embasou a decisão da Aneel de autorizar cobrança extra na conta de luz dos consumidores a partir desta terça-feira (1º). Em 26 de maio, a Aneel havia anunciado que não haveria esse tipo de cobrança até 31 de dezembro deste ano, em razão da pandemia da Covid-19. O ONS diz que a situação crítica nos dois subsistemas persiste mesmo com as medidas já adotadas pelo CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).

O ONS avalia ainda no documento que, em outubro, a chamada Energia Natural Afluente, que mede a capacidade de geração da energia a partir da vazão de água de uma bacia para um reservatório, atingiu o mais baixo patamar dos últimos 90 anos. Em novembro, apresentou o segundo pior desempenho no mesmo período.

“Essa situação de afluências críticas vem acarretando um acentuado esvaziamento dos principais reservatórios do SIN, através da qual é possível verificar a deterioração das condições de armazenamento dos principais reservatórios de usinas que compõem os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul”, afirma o órgão. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!