Em comunicado, Fifa anuncia que não vai reconhecer Superliga Europeia

Entidade diz que clubes e jogadores serão banidos de torneios oficiais caso participem do torneio

[Em comunicado, Fifa anuncia que não vai reconhecer Superliga Europeia]

FOTO: Reprodução/Fifa

A Fifa emitiu um comunicado oficial nesta quinta-feira (21), contestando a criação da Superliga Europeia. De acordo com a entidade, o torneio não seria reconhecido por ela, tampouco pelas seis confederações continentais: AFC (Ásia), CAF (África), Concacaf (América do Norte e Central), Conmebol (América do Sul), OFC (Oceania) e Uefa (Europa). A organização frisou que clubes e jogadores envolvidos no campeonato seriam banidos de competições oficiais da entidade como a Copa do Mundo.

"À luz das recentes especulações da imprensa sobre a criação de uma 'Superliga' Europeia por parte de alguns clubes europeus, a Fifa e as seis confederações gostariam de reiterar e enfatizar, mais uma vez, que tal competição não será reconhecida nem pela Fifa nem pelas suas seis confederações". diz a nota.

A proposta

Em suma, a proposta da Superliga Europeia é a criação de uma liga com os principais clubes do continente num modelo semelhante aos da Euroliga de basquete e da NBA, nos Estados Unidos. Os clubes envolvidos formariam uma "elite", na qual especula-se que os clubes fundadores seriam o Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal, Liverpool, PSG, Juventus, Milan e Bayern de Munique.

Além destes, existiriam clubes convidados como Atlético de Madrid, Olympique de Marselha, Inter de Milão, Roma e Borussia Dortmund. A elaboração final do formato ainda não foi concluída, mas contaria com partidas de ida e volta entre 16 a 18 clubes participantes, com mata-mata em sede única para a definição do campeão. Essa superliga afetaria diretamente a Liga dos Campeões e a Liga Europa, as duas principais competições da Uefa.