Em encontro com o papa, Lula afirma: "Ganância aumenta desigualdade"

A audiência privada aconteceu na residência Santa Marta, no Vaticano

[Em encontro com o papa, Lula afirma:

FOTO: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido, nesta quinta-feira (13), pelo papa Francisco na residência Santa Marta, no Vaticano. No primeiro encontro entre os dois, foram abordados temas sobre meio ambiente e papel da juventude na construção de uma economia global mais justa.

Em conversa com o papa, Lula falou sobre a "má vontade dos governantes" em relação ao meio ambiente e estimulou os jovens na luta para garantir espaço no futuro do planeta terra. "A ganância dos interesses empresariais e financeiros aumenta a desigualdade", disse o petista.

A audiência privava durou cerca de uma hora. Em 2018, enquanto estava preso, Lula já havia dado demonstrações de que tinha o objetivo de encontrar o papa, quando trocou correspondências com o chefe de estado do Vaticano. 

Após decisão do Supremo Tribunal Federal, que afirmou que um condenado só pode ser preso após o trânsito em julgado (fim dos recursos), Lula foi solto pelo juiz federal Danilo Pereira Junior. 

O petista foi preso após ser acusado de aceitar a propriedade de um tríplex, em Guarujá, como propina paga pela OAS. Depois de 580 dias, Lula ganhou o direito de responder em liberdade. 

O papa convocou um encontro mundial de jovens economistas, que vai acontecer em março deste ano. Questões ambientais também serão debatidas. 


Comentários