Em entrevista, Fábio Villas Boas alerta para sobrecarga em sistema de saúde do estado
De acordo com secretário de saúde, leitos de UTI Covid estão ocupados por quem não adquiriu doença

Foto: Reprodução
Em entrevista concedida na manhã desta segunda-feira (30) à TV Bahia, o secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas Boas alertou para o crescimento no número de internações no sistema de saúde do estado. Segundo o secretário há pacientes sem Covid-19, que ocupam os leitos de pacientes infectados pelo vírus.
"Se formos analisar esses pacientes que estão internados, seguramente mais da metade dos pacientes são de pacientes que não possuem Covid, que foram internados sob suspeita de Covid por alguma outra manifestação respiratória, e que antes facilmente conseguíamos tirar de uma UTI Covid para uma UTI não Covid, porque estavam vazias, ninguém andava de moto, carro e nem fazia cirurgia, não tinha pessoas nas UTIS não Covid. Hoje temos uma situação que ambas estão cheias, e na de Covid tem pacientes com a doença e sem, não consigo esvaziar. O sistema está pressionado dos dois lados", afirmou.
O secretário afirmou que a intenção é reabrir alguns leitos com um novo sistema de testagem. Ainda segundo Villas Boas, o ministério da Saúde trabalha na possibilidade de fornecer teste para Covid-19 para todo país.
"Nós estamos trabalhando não apenas para reabrir leitos, mas para qualificar a entrada do paciente na UTI, estamos discutindo a implantação de um sistema de testagem contígeno. O ministério da Saúde está vendo a possibilidade de fornecer para todo país um teste desse de cotonete no nariz que sai o resultado na hora, e aí a gente consegue qualificar quem vai para UTI Covid", disse.
Por fim, o secretário disse que o objetivo é que os pacientes que tenham covid consigam rapidamente alta, e possam liberar os leitos para novos pacientes.
"Estamos trabalhando intensamente com os chefes das UTIS para poder aumentar a alta desses pacientes (Covid) e liberar mais leitos", encerrou.