Em estudo, Fiocruz contabiliza 23 sintomas pós-Covid

Fadiga é a maior queixa de sequela entre pacientes

[Em estudo, Fiocruz contabiliza 23 sintomas pós-Covid]

FOTO: Agência Brasil

Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Minas Gerais constatou que metade das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentam sequelas que podem perdurar por mais de um ano. A pesquisa contabilizou 23 sintomas após o término da infecção aguda. A fadiga é a principal queixa relatada entre os pacientes.

Os pesquisadores acompanharam quase 650 pacientes infectados pelo vírus durante 14 meses. Foi identificado que pelo menos 324 pessoas, cerca de 50% do total, tiveram sintomas mesmo após a infecção. O sintoma com maior queixa entre os pacientes foi a fadiga, relatada por 115 pessoas (35,6%). 

Em seguida vem tosse persistente (34%), dificuldade para respirar (26,5%), perda do olfato ou paladar (20,1%) e dores de cabeça frequentes (17,3%). Além disso, também chamam atenção transtornos mentais como insônia (8%), ansiedade (7,1%) e tontura (5,6%). Há ainda sequelas mais graves, como a trombose, que foi diagnosticada em 20 pacientes, ou seja, 6,2% da população monitorada.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!