Em meio a dias caóticos, Bovespa opera em queda

Bolsas da Ásia e petróleo têm queda generalizada nesta quarta

Por Da Redação
Ás

Em meio a dias caóticos, Bovespa opera em queda

Foto: Reprodução / G1

A B3, principal índice da bolsa de valores brasileira, está operando em queda, em movimento de ajuste após a forte alta da véspera. Os investidores avaliam as medidas de estímulo para minimizar os impactos econômicos do Covid-19 na União Europeia. Às 10h27, o Ibovespa tinha queda de 2,66%, a 89.764 pontos. Logo após a abertura, chegou a cair mais de 3%. Ontem, a bolsa avançou 7,14%, a 92.214 pontos, recuperando parte do que foi perdido na segunda, em meio as ações de governos e bancos centrais de todo o mundo para ajudar as economias em meio ao surto.

Após uma dia de recuperação na Ásia, as Bolsas do continente fecharam em queda generalizada nesta quarta (11), mantendo o padrão de volatilidade das últimas semanas, enquanto investidores acompanham os desdobramentos da epidemia de coronavírus e possíveis medidas de estímulos por governos e bancos centrais. Os mercados têm tido dias caóticos nesta semana. Na segunda (9), houve pânico generalizado nos mercados mundiais por dois motivos: coronavírus e a "guerra de preços" do petróleo, travada entre Arábia Saudita e Rússia. Para se ter uma ideia, a queda nos preços da commodity, que aconteceu na segunda, foi a maior em quase 30 anos. A última variação negativa expressiva semelhante havia acontecido em 1991, época da Guerra do Golfo.

Ontem (10), as Bolsas da Ásia e de todo o mundo tiveram um dia de recuperação. Porém, nesta quarta, os mercados asiáticos sofreram queda generalizada em seus índices. Além disso, os preços do petróleo, que também se recuperaram na terça, voltaram a cair hoje, após o anúncio da Aramaco, produtora estatal de petróleo da Arábia Saudita, de que irá aumentar a produção de barris para 13 milhões/dia. Em meio ao cenário, os investidores acompanham os desdobramentos da epidemia do Covid-19 (novo coronavírus) e possíveis medidas de estímulos por parte dos governos e bancos centrais. A Itália, por exemplo, anunciou ontem que os pagamentos de hipotecas estão suspensos, para aliviar a pressão nas famílias. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário