Em meio a tensões, Haddad e Campos Neto participam da 1ª reunião do Conselho Monetário Nacional
Encontro desta quinta (16) acontece em meio à pressão do presidente pela redução da taxa de juros

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne pela primeira vez neste ano e na gestão do governo Lula. Conforme o órgão, o encontro acontece nesta quinta-feira (16) em meio à pressão do presidente pela redução da taxa de juros, que se encontra no maior patamar dos últimos seis anos.
O CMN, órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, assume a responsabilidade de elaborar a política monetária e do crédito, a favor da estabilidade e o desenvolvimento econômico e social do país.
Além disso, esse será o primeiro encontro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, após a tensão diante das críticas do governo federal sobre os juros. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, também faz parte do conselho.
O grupo costuma realizar discussões protocolares, visando o alinhamento do Banco Central com as intenções do governo federal. Porém, a reunião desta quinta-feira tem contornos de decisão. Isso porque ela pretende selar a trégua entre Lula, representado por seus ministros, e Campos Neto. Também é possível que a alteração na meta de inflação do órgão seja discutida na reunião.