Em meio ao aumento de casos, apenas 8 países ainda permitem a entrada de Brasileiros
Mais de 200 países já adotaram alguma forma de restrição contra pessoas vinda do Brasil

Foto: Reprodução/Melhores Destinos
O brasileiro que estiver disposto a viajar para fora do país em meio à pandemia de Covid-19 tem cada vez menos opções para escolher. Atualmente, apenas 8 países do mundo (Afeganistão, Albânia, Costa Rica, Eslováquia, Macedônia do Norte, Nauru, República Centro Africana e Tonga) têm restrições leves para a entrada de brasileiros em seus territórios.
Com o surgimento da mutação descoberta em Manaus (AM), o aumento do número de casos, com o Brasil na segunda colocação mundial em infecções e mortes, e a vacinação ainda no início, muitos países fecharam as portas para os viajantes vindos do país desde dezembro, e as restrições foram ampliadas nos últimos meses.
O mesmo problema é enfrentado por voos e passageiros do Reino Unido e África do Sul, que também descobriram cepas locais. De acordo com o levantamento do Skyscanner, site especializado na venda de passagens online, desses países com controle mais relaxado, apenas Afeganistão e Macedônia do Norte não têm nenhum tipo de restrição.
Em geral, 100 países têm restrições moderadas para receber turistas brasileiros e outros locais, e 117 estão com restrições fortes, que incluem o fechamento de fronteiras para todos que não sejam cidadãos ou estrangeiros com residência fixa no país. Os que permitem algumas entradas exigem quarentena obrigatória de 14 dias.
Segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), o turismo internacional correspondia a cerca de 40% da procura antes da pandemia. No ano passado, entretanto, com a maior parte dos destinos internacionais fechados, as vendas para destinos nacionais passaram de 70%.


