• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em outubro, consumo de energia elétrica recua pela primeira vez no ano, aponta EPE

Em outubro, consumo de energia elétrica recua pela primeira vez no ano, aponta EPE

A informação foi publicada na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, documento feito pela estatal

Por Da Redação
Às

Em outubro, consumo de energia elétrica recua pela primeira vez no ano, aponta EPE

Foto: Reprodução/R7

O consumo de energia elétrica apresentou sua primeira retração de 2021 em outubro. De acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), a queda foi de 0,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação foi publicada na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, documento feito pela estatal.

Ainda assim, apesar da queda, outubro foi o segundo mês de consumo mais elevado de 2021 até o momento. No total de 12 meses, a expansão do uso de energia elétrica é de 5,1% em relação ao período anterior.

O principal motivo para o encolhimento no décimo mês foi o consumo residencial, que deminuiu 4,4%. Foi o único segmento que registrou baixa.

Isso acontece por conta da mesma explicação apresentada na véspera pelo Observatório Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a redução de 3,4% na carga elétrica do país no mesmo período: as temperaturas estão mais baixas do que o esperado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

O segmento industrial, maior consumidor de energia, teve alta de 1,7%. Em volume, foi a maior demanda para o mês desde 2014. Na distribuição do consumo industrial por estados, a maior alta foi registrada em Alagoas (121,3%), seguido pelo Espírito Santo (20,9%).

Como informa o documento, o bom desempenho do setor de serviços na recuperação econômica é um dos motivos para elevação do consumo comercial. O segmento vem sendo beneficiado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, o que tem ajudado especialmente os serviços prestados às famílias, sobretudo com relação às áreas de alojamento e alimentação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário