Em outubro, consumo de energia elétrica recua pela primeira vez no ano, aponta EPE
A informação foi publicada na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, documento feito pela estatal

Foto: Reprodução/R7
O consumo de energia elétrica apresentou sua primeira retração de 2021 em outubro. De acordo com a Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE), a queda foi de 0,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação foi publicada na Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, documento feito pela estatal.
Ainda assim, apesar da queda, outubro foi o segundo mês de consumo mais elevado de 2021 até o momento. No total de 12 meses, a expansão do uso de energia elétrica é de 5,1% em relação ao período anterior.
O principal motivo para o encolhimento no décimo mês foi o consumo residencial, que deminuiu 4,4%. Foi o único segmento que registrou baixa.
Isso acontece por conta da mesma explicação apresentada na véspera pelo Observatório Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para a redução de 3,4% na carga elétrica do país no mesmo período: as temperaturas estão mais baixas do que o esperado nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O segmento industrial, maior consumidor de energia, teve alta de 1,7%. Em volume, foi a maior demanda para o mês desde 2014. Na distribuição do consumo industrial por estados, a maior alta foi registrada em Alagoas (121,3%), seguido pelo Espírito Santo (20,9%).
Como informa o documento, o bom desempenho do setor de serviços na recuperação econômica é um dos motivos para elevação do consumo comercial. O segmento vem sendo beneficiado pelo avanço da vacinação contra a Covid-19, o que tem ajudado especialmente os serviços prestados às famílias, sobretudo com relação às áreas de alojamento e alimentação.


