Em plena pandemia, TIM acelera crescimento no primeiro semestre

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Por Michel Telles
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Em plena pandemia, TIM acelera crescimento no primeiro semestre

Foto: Pietro Labriola

Passado um pouco mais de um ano do início da pandemia, a TIM continua a superar desafios e mantém o desempenho financeiro e operacional em uma trajetória de alta. A capacidade de se adaptar a novas circunstâncias sem abrir mão de seus princípios de gestão permite à companhia registrar resultados positivos, com aceleração da receita de serviços e ampliação contínua do EBITDA. Isso se reflete no balanço do primeiro trimestre de 2021, período em que o lucro líquido normalizado sobe para R$ 277 milhões, um avanço de 57,9% na comparação com o mesmo trimestre de 2020.

A receita de serviços exibe uma curva ascendente. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a alta é de 3,3%. O destaque fica para a TIM Live, serviço de ultra banda larga, cuja receita cresce 20,4%. Também apresenta resultado robusto o serviço móvel pós-pago, que se torna cada vez mais relevante para a TIM e registra no período elevação da receita de 3,9%. Os números positivos são consequência da estratégia de ampliar a conectividade e a oferta de conteúdos aos consumidores, o que tem permitido, em todos os segmentos, aumentar a receita média por cliente (ARPU).

Um dos aspectos mais notáveis do desempenho financeiro da TIM vem sendo o aumento consistente do EBITDA, que já apresenta 19 trimestres consecutivos de alta. A companhia fecha o primeiro trimestre de 2021 com R$ 2 bilhões de EBITDA normalizado e 46,6% de margem normalizada.

       AGREGANDO VALOR COM INOVAÇÃO

A TIM vem conquistando resultados robustos com a rentabilização da base de usuários e uma estratégia resiliente de oferta, com abordagem efetiva para cada segmento. Como consequência, no primeiro trimestre do ano, a receita média por cliente (ARPU) dos serviços móveis cresce 6,6%.

O segmento pós-pago amplia sua contribuição na receita de serviços móveis, alcançando 63% de participação. O bom desempenho é fruto de um portfólio com pacotes robustos de dados e ampla gama de conteúdos à disposição. A loja de serviços – lançada em novembro no TIM Black Família para contratação de assinaturas de streaming e outros apps – acaba de ser ampliada com mais parcerias e está disponível também para clientes do pós-pago individual e controle.

Já no pré-pago, o volume de recargas apresenta recuperação, com ampla participação dos canais digitais nessa retomada. Em março, 55% dessas transações foram realizadas online, um aumento de 16 pontos percentuais ano a ano. O app TIM + Vantagens, que entrega benefícios relevantes aos clientes do segmento, alcança 2,2 milhões de downloads.

A TIM Live, ultra banda larga fixa da companhia, apresenta aumento de 13,3% da base de clientes, chegando a 662 mil conexões. Para manter o ritmo acelerado, a operadora amplia seu alcance, com aumento de 39,9% de domicílios cobertos na tecnologia FTTH.

Além de poder navegar com mais velocidade e qualidade – o que garantiu à TIM Live o Prêmio Canal Tech pelo segundo ano consecutivo na categoria banda larga fixa – o cliente tem acesso agora ao e-commerce exclusivo TIM Tech Store, com ofertas de acessórios e produtos para transformar as residências em verdadeiras casas conectadas.

Líder na tecnologia 4G, a TIM ultrapassa uma barreira carregada de simbolismos. Agora tem mais de 4 mil municípios atendidos pela tecnologia de quarta geração. A operadora encerra o mês de março com 96% da população urbana e 4.121 cidades no Brasil conectadas por 4G — um crescimento de 17,5%

Cinco estados, além do Distrito Federal, já dispõem de 100% de seus municípios com cobertura 4G: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. A TIM vai levar até 2023 o sinal 4G para todas as 5.570 cidades brasileiras, apoiando por meio da tecnologia a melhora na qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do País.

A TIM inicia 2021 com metas ainda mais ambiciosas em seus compromissos ambientais, sociais e de governança (sigla ESG, em inglês), fruto de uma atuação sólida no tema e reconhecida em diversos índices do mercado financeiro.

Uma das aspirações é promover um ambiente organizacional ainda mais inclusivo, com pelo menos 40% de pessoas negras no quadro de trabalho e 35% de mulheres em posições de liderança.

Dentro do projeto de iniciativas voltadas para geração distribuída de energia, a operadora está, nesse momento, recebendo propostas para adquirir novas usinas de fontes renováveis que abastecerão aproximadamente 7 mil antenas e lojas em 11 Estados brasileiros. A ideia é compor o quadro atual – que já conta com 34 plantas de energia solar, hídrica e de biogás em operação – evoluindo para 60 usinas até o fim do próximo ano e 90% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis até 2025.

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