Em pronunciamento, Barroso pede aos eleitores que votem neste domingo (15)
Presidente do TSE também fez apelo ao voto "consciente" e ao uso obrigatório de máscara

Foto: Reprodução/TSE
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, pediu aos brasileiros neste sábado (14) que votem no primeiro turno das eleições municipais neste domingo (15). O apelo foi feito durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV. Ao fazer o pedido, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que era "triste e feio" o período em que a sociedade não podia exercer o direito ao voto.
"Não deixe de votar. Era triste e feio o tempo em que não tínhamos esse direito. A sua cidade e o Brasil terão a cara de quem comparecer às urnas. Para exigir, é preciso participar", disse o magistrado. O presidente do TSE também fez um apelo ao voto consciente. "Selecione com cuidado o seu candidato. Ainda há tempo. Se informe acerca de sua seriedade e credibilidade", declarou.
Na sequência, Barroso afirmou que, na democracia, não existem "nós e eles". "Eles são aqueles que nós colocamos lá", emendou. O ministro disse ainda que a Justiça Eleitoral tomou "as medidas necessárias para garantir a saúde" das pessoas que participarão da votação.
Por fim, Barroso reiterou a obrigatoriedade do uso de máscara para acesso às seções eleitorais, além de fazer outras recomendações para evitar a disseminação do coronavírus durante o processo eleitoral. "Use máscara. É obrigatório. E ela protege você e os outros. Se possível, leve sua própria caneta. E mantenha distância de ao menos um metro das outras pessoas", declarou.


