Em quatro anos, startups crescem em mais de 32% no Brasil

Brasil ocupa a 109ª posição entre 190 nações mais fáceis de abrir um negócio, segundo pesquisa Doing Business do Banco Mundial

[Em quatro anos, startups crescem em mais de 32% no Brasil]

FOTO: Reprodução

O mercado de trabalho vive em um paradigma eterno de atualizações, mudanças e, acima de tudo, inovação. Desde 2014, o Brasil pontua queda no número de pessoas que trabalham com carteira assinada e aumenta o número de trabalhos informais. Em 2018, mais de 11 milhões de brasileiros trabalhavam sem carteira assinada, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Uma das novas maneiras de inovação no mercado de trabalho são as startups. Segundo o analista do Sebrae Bahia, José Soares, uma startup nada mais é, do que um grupo de pessoas que possuem um projeto de inovação de produto ou serviço para resolver um problema real.

 

“Essa categoria de empreendedorismo consegue atingir rapidamente o mercado e um grande número de pessoas num curto espaço de tempo, sem que os custos para isso aumentem na mesma proporção. Muitas startups nem possuem CNPJ”, declarou José. 

 

O Brasil ocupa a posição 109 entre 190 nações mais fáceis de abrir um negócio, segundo a pesquisa Doing Business do Banco Mundial. Uma posição nada favorável para o país. Em outros aspectos da pesquisa, como facilidade na burocracia de abrir uma empresa, o pais ocupa 15º posição, sendo um dos mais complicados para se abrir um negócio no mundo.

Entretanto, o Brasil já possui cerca de 15 mil startups em todo o país, segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABS). Um número bastante razoável se comparado com as startups americanas que somam mais de 75 mil startups.

Segundo o analista do Sebrae, a grande diferença entre o mercado brasileiro e o internacional está na disponibilidade de crédito. “O Brasil tem um grande mercado, com ótimas ideias para resolver problemas, porém, o ambiente ainda é hostil para quem decide empreender, ainda mais se o empreendimento envolver inovação que, por si só, já representa um risco”, afirmou o analista.

Em comparação com o mercado do exterior, os Estados Unidos empreendem em startups desde o final dos anos 80, e segundo o mesmo ranking do Doing Business, os americanos possuem a vantagem de ser o oitavo país mais fácil de abrir uma empresa no mundo, além de ser o terceiro mais ágil para se conseguir crédito para abrir um novo empreendimento.

 

Crescimento de startups no Brasil

Mas afinal de contas, já que o Brasil é tão complexo para se abrir um negócio por que o número de startups nacionais, a cada ano, vem crescendo mais? 

De acordo com dados da ABS, em 2015 o Brasil possuía 4.151 startups, esse número quase triplicou em um período de quatro anos. Em 2019 a ABS mapeou 12.800 startups no país.

De acordo com o presidente da ABS, Amure Pinho, apesar da burocracia ser um grande empecilho, em alguns regiões do Brasil surgiu comunidades empreendedoras que influenciam a criação de novas empresas. "San Pedro Valley, Jaraqui Valley e a grande Florianópolis são locais que estimulam a troca de conhecimento entre as Start-Ups criando uma cultura empreendedora muito forte", exemplificou Pinho. 

Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups I Arquivo Pessoal

Segundo ele "as comunidades nascem espontaneamente através da reunião de empreendedores que querem crescer e trocar experiências". Amure acredita que neste caminho o Brasil está seguindo para um grande ramo de empreendedorismo mundial "Assim como no Vale do Silício, o Brasil está criando uma cultura empreendedora forte", afirmou.

 

"Junto a isso, algumas iniciativas público-privadas que visam incentivar a inovação no Brasil surgiram no último ano, como a MP da Liberdade Econômico, o Novo Simples e o próprio Marco Legal das Start-ups, que criam um ambiente mais favorável e ágil para abertura, fechamento e negociações através de startups. Ainda temos muito o que evoluir nesse sentido, mas os passos estão sendo tomados" destacou o presidente da ABS.

 

Para Breno Mancini, CEO da startup Semper, o maior desafio das startups brasileiras não são o processo de abrir uma, mas sim, manter uma empresa no Brasil.

 

“Além da competição entre as empresas, muitos caminhos requerem um conhecimento muito grande na área. Conseguir fornecimentos, investimento e contatos podem ser as coisas mais difíceis aqui. Mas, confesso que vai muito do tipo de empresa”, afirmou Mancini.

 

Sua empresa é pautada em trazer formas diferentes de realizar exames. Utilizando tecnologias de ponta para realizar um diagnóstico rápido e eficaz.

Assim como a maioria das startups, a ideia da empresa de Breno, surgiu na época da faculdade. “Não passava de um projeto para inicialização profissional do curso de Engenharia de Computação para área da saúde”, afirmou.

Hoje sua empresa já tem um ano de funcionamento, e vem apresentado significativo crescimento, estando presente em diversos eventos sobre empreendedorismo. 

 

Fórmula do Sucesso

As startups têm revolucionado o mercado de trabalho, especialmente porque este tipo de negócio tem demandado novos perfis de profissionais e até mesmo criado novas carreiras.

O custo inicial para se abrir uma startup varia de acordo com o produto ou serviço que essa nova empresa deseja emplacar. 

Diferente dos empreendimentos tradicionais, não há como dimensionar os custos para abrir uma startup. As startups dependem de investimento próprio ou de terceiros, mas sobretudo da conquista de mercado.

E nesse novo cenário de conquista de mercado ganha quem inova. Mas e, quando chega um momento em que todos já inovaram da mesma maneira? 

Segundo o analista do Sebrea Bahia, é necessário ter um diferencial, mesmo que existam várias empresas sobre determinado tema. " É preciso entender também se este diferencial é percebido e pode ser precificado no mercado", complementou.

Contudo, quando essas startups conseguem encontrar um produto/serviço ajustado ao mercado, têm a capacidade de crescimento muito rápido e isto gera um efeito no faturamento interno da empresa. 

 

"Uma startup, se tem um grande mercado, pode crescer rapidamente a ponto de faturar milhões e crescer em dois dígitos mensalmente", analisou José Soares.

 

Não existe formula de sucesso, mas é fato que com o tempo, dedicação e uma boa ideia podem revolucionar a carreira de muitas pessoas no mercado de trabalho. Se os cinco pilares do sucesso (clientes, produto, time, modelo de negócios e investimento), estiverem em harmonia é certeza que tudo está caminhando para o triunfo.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Afoxé Olorum Baba Mi comemora 45 anos com apresentações musicais e Caruru Cultural neste domingo (28)]

Celebração acontece na sede do Afoxé Filhos de Korin Efan, no Santo Antônio Além do Carmo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!