“Em se tratando de saúde, você não tem esse negócio de direita e esquerda”, diz Lula durante visita ao Hospital Universitário de Brasília
O mutirão do qual participou o presidente mobilizou mais de 3 mil profissionais em 45 hospitais universitários e realizou milhares de cirurgias, consultas e exames em um único dia

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (13) de um mutirão de atendimentos hospitalares realizado em 45 hospitais universitários, em 25 estados do país, geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Durante visita ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), Lula ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando o papel da rede durante a pandemia de covid-19.
“Em se tratando de saúde, você não tem esse negócio de direita e esquerda, tem é pessoas comprometidas com a saúde do povo brasileiro”, afirmou o presidente, em referência ao trabalho dos profissionais do SUS.
Batizada de Dia E, a ação integra o programa Agora Tem Especialistas, criado pelo governo federal para reduzir a fila de atendimentos na rede pública. O mutirão incluiu cirurgias eletivas, consultas especializadas e exames em áreas como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher.
Segundo dados do governo, em um único dia foram realizados cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos, 4,5 mil consultas e 22,7 mil exames, todos pré-agendados. Para isso, mais de 2,5 mil médicos, enfermeiros, técnicos e outros especialistas, além de aproximadamente 700 estudantes, participaram da mobilização. “A gente paga hora extra, agora é o seguinte, a gente vai ter que fazer mais”, disse Lula a funcionários e pacientes presentes.