• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em um mês, guerra na Ucrânia deixa consequências duradouras para a economia mundial

Em um mês, guerra na Ucrânia deixa consequências duradouras para a economia mundial

Especialista afirma que conflito faz commodity disparar

Por Da Redação
Às

Em um mês, guerra na Ucrânia deixa consequências duradouras para a economia mundial

Foto: Agência Brasil

A guerra entre Ucrânia e Rússia, que completa um mês nesta quinta-feira (24), já deixou consequências duradouras para a economia mundial. Em entrevista à CNN, o ex-diretor-executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), Otaviano Canuto, avalia que a intensidade desses impactos varia de país para país, dependendo das condições econômicas internas.

Para Canuto, a primeira consequência que a guerra já gerou foi a financeira, em especial com uma série de sanções anunciadas pelos Estados Unidos, Europa e aliados contra a Rússia, impactando setores como o bancário, de energia e mineração. O impacto dessas medidas é direto, e gera o que o economista chama de “isolamento sem precedentes”.

A expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia caia pelo menos 15% em 2022. “Dá para ver como houve uma tentativa de preparação da Rússia de minimizar [as sanções], um processo gradual nos últimos anos pelo banco central de venda de reservas de títulos em dólar e, em menor nível, euro, trocando por ouro e títulos chineses”, disse o especialista. Ele afirma, ainda, que existe um impacto econômico relevante na própria destruição da Ucrânia, que vai demorar anos para se reconstruir e se reinserir na economia mundial. 

Ainda de acordo com Otaviano Canuto, o principal efeito da guerra na Ucrânia para a economia é a disparada nos preços de uma série de commodities. A Rússia e a Ucrânia são países relevantes na produção de grãos como soja, milho e trigo, e a economia russa é bastante ligada ao petróleo, gás natural e minerais como o alumínio.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário