• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Em viagem aos EUA, chanceler de Lula tenta destravar negociações com Trump às vésperas do tarifaço

Em viagem aos EUA, chanceler de Lula tenta destravar negociações com Trump às vésperas do tarifaço

Governo brasileiro afirma que negociações com EUA ultrapassam pautas comerciais e atingem decisões do STF

Por Da Redação
Às

Em viagem aos EUA, chanceler de Lula tenta destravar negociações com Trump às vésperas do tarifaço

Foto: Reprodução/Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Às vésperas da implementação do tarifaço de Trump contra o Brasil, que está previsto para a próxima quinta-feira (1°) e propõe a taxação de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao país, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, embarcou no domingo (27) em Nova York. A viagem a solo estadunidense gera a possibilidade do ministro iniciar negociações com os Estados Unidos (EUA) contra as tarifações.

Segundo a agenda de Vieira, o ministro viaja para Nova York para participar de uma reunião na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre uma situação na Palestina. Embora esse seja o compromisso oficial da viagem, emissários do governo brasileiro não descartam a possibilidade de uma negociação com o governo estadunidense, e inclusive, transmitiram a ideia a auxiliares de Trump.

Conforme divulgado por integrantes do governo brasileiro, os EUA não apresentou uma resposta sobre a proposta. As negociações dos EUA já avançaram com países e grupos, como nos 27 países que compõem a União Europeia. No caso do Brasil a situação é mais delicada, ao considerar que as discussões ultrapassam os limites econômicos e atinge o judiciário brasileiro, principalmente pela posição contrária de Trump sobre o processo de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

A informação foi confirmada por assessores diretos de Trump, que alegam que as tratativas são diferentes com o Brasil, pois as conversas não seriam apenas no âmbito comercial.

Apesar das dificuldades nas negociações, emissários da Embaixada brasileira em Washington, capital dos EUA, afirmam que caso os EUA possuem interesse em conversar sobre as tarifas, o ministro estará de prontidão para viajar à capital americana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário