Embaixada do Brasil no Egito aguarda autorização para acompanhar brasileiros em Gaza
28 brasileiros aguardam repatriação

Foto: Unrwa/Mohammed Hinnawi
A equipe da Embaixada do Brasil no Egito está estacionada na cidade de Ismailia, aproximadamente 250 km da fronteira de Rafah, à espera de autorização para facilitar a travessia dos cidadãos brasileiros.
As negociações em curso visam a reabertura da passagem de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito. No entanto, ainda não há uma previsão concreta sobre quando a travessia dos brasileiros será possível.
Até o momento, 28 brasileiros esperam pela repatriação, com 12 deles em Khan Younes e 16 já na região de Rafah. Um avião presidencial, enviado especificamente para resgatar esse grupo de Gaza, encontra-se atualmente em Roma, na Itália, e aguarda a devida autorização para prosseguir até o Egito.
O governo brasileiro tem buscado ativamente criar um corredor humanitário para permitir a repatriação segura desses cidadãos. O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou ligações para diversas autoridades na região, incluindo o presidente palestino Mahmoud Abbas, o presidente israelense Isaac Herzog e o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sissi, como parte dos esforços diplomáticos em andamento.