Empreendedores enxergam na Páscoa uma oportunidade de gerar renda extra

O que começa como renda extra, pode acabar virando trabalho para muitos

[Empreendedores enxergam na Páscoa uma oportunidade de gerar renda extra]

FOTO: Arquivo pessoal

Uma das melhores épocas do ano chegou, a Páscoa. E, para além de compartilhar momentos saborosos com a família e amigos, a data também representa, para muitas pessoas, a chance de empreender com chocolate e conseguir uma renda extra. 

De acordo com Margaret Rouse, aposentada de 62 anos, que usa a venda de doces feitos com chocolate para complementar a renda, existem datas específicas onde vender doces se torna mais lucrativo, mas a páscoa sem dúvida nenhuma é a melhor para se vender chocolate e há, com certeza, um aumento significativo no faturamento.

Aposentada desde 2018, a doceira relata que a renda que consegue com a venda dos chocolates ainda não é sua principal, mas que, principalmente em datas festivas, como a Páscoa, ajuda muito a completar a aposentadoria e manter os boletos pagos.

Em entrevista ao Farol da Bahia, Margaret conta como começou, há 19 anos, a produzir e comercializar chocolate: "Eu comecei a trabalhar com chocolate em 2005, quando me vi desempregada e tendo que cuidar de meu pai, que teve um AVC. Após muitas internações ele ficou em Home Care e eu era a cuidadora dele. Não tinha como eu trabalhar externamente e eu tinha que ter uma renda, porque meu marido prestava serviço na prefeitura, e não era concursado, não era um emprego consistente", relatou a doceira.

E o que começa como renda extra, acaba virando trabalho para muitos. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, em 2023, houve um aumento de 6% na produção em todo o país.

Quem consegue enxergar, nesse crescimento, uma oportunidade de empreender acaba indo atrás de cursos e capacitação. Foi o que fez Margaret. 

"Eu vi um curso de trufas, no Bazar do Valter, fui fazer, gostei e comecei a fazer chocolate. A priori comecei a vender somente no meu condomínio, depois comecei a sair uma vez na semana e ir vender em Madre de Deus, vendendo para pessoas conhecidas, Farmácias, hospitais, prefeituras. Comecei a trabalhar, comecei a gostar e fui fazendo outras coisas de chocolate, tomando outros cursos, me aprimorando."

Produção

Durante a entrevista Margareth foi questionada a respeito da rotina de produção dos ovos de páscoa que, por conta do clima de Salvador, exige mais atenção e cuidado.

"Salvador é muito quente, então não da para fazer chocolate de dia, nós fazemos os recheios, deixamos esfriando. Deixo as forminhas de tudo que vou fazer já pronta, tudo preparado pra só fazer doce, por que o ideal é ter espaço principalmente para o chocolate, porque suja muito, usa muitas formas de silicone, de acetato. São três fases, você bota o chocolate, leva para moldar, bota o recheio e finaliza".

Por conta desse clima quente de Salvador, Margaret também indica um determinado prazo de validade para cada ovo produzido, que varia de acordo com os produtos utilizados em sua confecção. 

Segundo ela, as cascas dos ovos podem ser feitas com antecedência, até 15 dias antes, mas as encomendas são feitas, de preferência, um dia antes da entrega para que o prazo de validade seja preciso. "Fora da geladeira tem uma validade de 2 dias, mas dentro da geladeira tem uma validade de 5 a 15 dias, dependendo dos produtos utilizados na confecção".


 

A chocolateira também declarou que, neste ano, os compradores tem preferido investir em produtos menores. Apesar de ainda vender grandes ovos de chocolate recheados, o que mais tem sido procurado são os mini coelhos de chocolate e o seu carro chefe, os alfajors.

Para quem está parado, desempregado ou desmotivado, trabalhar com chocolate e empreender é uma ótima forma de recomeçar, se reestruturar e relembrar que a vida também pode ser doce.

Serviço: 
Margaret Rouse de M.Minho

Contato: 71992601986

Instagram: @Minhochocolates


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!