Empresa anuncia tecnologia para cultivar plantas em Marte

Horta artificial permite o cultivo em qualquer tipo de clima, inclusive em condições extremas no planeta Terra

[Empresa anuncia tecnologia para cultivar plantas em Marte]

FOTO: Divulgação

Uma empresa de tecnologia anunciou uma nova solução para cultivar vegetais frescos em qualquer lugar do Sistema Solar. Chamado de BioPod, a novidade foi idealizada para servir como uma "horta" artificial que poderia ser usada, inclusive, em Marte.

O projeto foi criado pela Interstellar Lab, e, segundo eles, é capaz de tornar a agricultura mais sustentável. Ainda de acordo com a empresa, o dispositivo permite o cultivo de plantas com muito mais eficiência do que uma estufa tradicional.

O laboratório foi fundado por Barbara Belvisi, em 2018, inspirado em técnicas e pesquisas espaciais. Atualmente, a empresa trabalha em parceria com a Nasa para criar um cubo de cultivo que pode ser usado em futuras missões fora do planeta.

"Biopod é como uma estufa superavançada que irá coletar CO2 da atmosfera, reciclar a água, otimizar totalmente as condições. Assim, não apenas aceleraremos o crescimento das plantas, mas desencadearemos a produção de moléculas específicas dentro da planta", afirma Belvisi.

Além de auxiliar durante viagens espaciais, especialmente na alimentação de astronautas, a empresa também acredita que a inovação é uma forma de ajudar o futuro do nosso planeta.

"Não acredito no plano B. Só existe um plano que é o plano A, que é a Terra. Aprendemos como preservar a vida na Terra e então esta tecnologia pode ajudar a preservá-la aqui", completa Belvisi.


Comentários