Empresa francesa deixa de vender aquários redondos por prejudicar peixes

Segundo a companhia, o modelo "deixa os peixes loucos"

[Empresa francesa deixa de vender aquários redondos por prejudicar peixes ]

FOTO: Reprodução/Getty Images

A AgroBiothers Laboratoire, uma das maiores empresas no mercado de aquários da França, decidiu parar de vender aquários redondos por serem prejudiciais aos peixes. Segundo a companhia, "eles deixam os peixes loucos". 

A empresa decidiu não comercializar mais qualquer aquário com capacidade para menos de 15 litros e que não seja retangular. Ao colocar os animais em pequenos repositórios, sem filtragem e oxigenação adequada, eles podem chegar a morte mais rápido. 

"As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem a tortura que é, não o fariam. Girar em círculos em uma aquário pequeno deixa os peixes loucos e os mata rapidamente", afirma o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, em entrevista à Reuters.

Os peixes dourados, que vivem até 30 anos e crescem a cerca de 25 cm em grandes aquários ou lagoas ao ar livre, morrem em semanas ou meses nos pequenos recipientes.

Segundo Lambeaux, o peixe dourado é um animal social e que precisa da companhia de outros peixes, além de precisar de um espaço amplo e água limpa.

Atualmente, a França é o maior mercado da Europa para peixes vermelhos de aquário, com cerca de 2,3 milhões de peixes, segundo o CEO. 

Alguns países da Europa, como a Alemanha, já baniram aquários há muito tempo. No entanto, a França ainda não tem legislação sobre o assunto.

"É um anacronismo francês, por isso decidimos tomar medidas. Não podemos educar todos os nossos consumidores para explicar que manter um peixe em um aquário é cruel. Consideramos nossa responsabilidade não dar mais essa opção aos consumidores", disse Lambeaux.

A AgroBiothers, que tem uma parcela de 27% do mercado francês de produtos para animais de estimação, vende cerca de 50 mil aquários por ano, a cerca de 20 euros cada.

"Há demanda por aquários, mas a realidade é que damos às crianças a possibilidade de ver o peixe dourado morrer vagarosamente", concluiu.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vídeo:

Deputada também explica apoio de Lula ao pré-candidato durante o período eleitoral

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!