Empresários estão com boas expectativas para a Black Friday 2021, aponta pesquisa
85,9% dos entrevistados acreditam no aumento das vendas no período

Foto: Tania Rego/Agencia Brasil
Uma pesquisa divulgada pela fornecedora Vhsys, nesta quinta-feira (04), apontou que a expectativa das micro e pequenas empresas para a Black Friday 2021 é alta. De acordo com o levantamento, 85,9% dos entrevistados acreditam os números das vendas serão grandes no período.
Para o levantamento, foram ouvidos, durante a primeira quinzena de outubro, 856 empreendedores de todo o Brasil.
Os dados apontam que 85,9% dos micro e pequenos empresários entrevistados apostam nos aumentos das vendas na Black Friday em razão do avanço da vacinação e a flexibilização das normas de distanciamento no país.
Além disso, 45,8%, quase metade dos entrevistados, afirmam acreditar que o faturamento nesta temporada, caracterizada por promoções, pode resultar no salvamento do ano, além de ser o melhor resultado mensal até agora para as empresas.
Segundo o estudo, 25,8% dos empresários afirmam que vão investir na ampliação dos canais de vendas online, como e-commerce, marketplaces e lojas online. Este é considerado um dos fatores responsáveis por ocasionar o possível aumento das vendas durante a Black Friday.
Dos entrevistados, 26,1% acreditam que a maior familiarização do público com compras pela internet será um dos motivos de incentivo às vendas, já 18% aponta para aumento da circulação de pessoas nas ruas devido às flexibilizações das normas sanitárias da Covid-19.
“Apesar da alta expectativa em relação ao varejo físico, gerada pela flexibilização das restrições ao comércio, o período também é apontado como grande oportunidade para ampliar a visibilidade das marcas nos meios digitais, uma vez que quase 52% dos empresários ouvidos em nosso levantamento destacaram o aumento dos canais online e a popularização da internet como pontos cruciais para atrair mais clientes”, afirma Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.
Descontos reais
Sobre os descontos "reais" que pretendem dar na Black Friday, conhecida no mundo todo pela redução nos preços, 44,2% dos entrevistados afirmam que reduzirão os preços em até 20%, outros 18% disseram que os descontos em seus produtos e serviços serão de 21% a 40% e 4,6% dos participantes planejam promoções ainda maiores, com redução entre 41% e 60%.
Cerca de 60,4% dos entrevistados afirmam que irão aderir tanto as plataformas de vendas on-line quanto às presenciais para as vendas. Já 22,2% pretendem focar no online e outros 17,4% atuarão somente no ambiente físico.
Empecilhos nas vendas
Os participantes da pesquisa apontam que os principais empecilhos que podem dificultar no aumento das vendas no período são: alta nos preços para produção (44,6%), falta de estoque (36,7%), atraso na entrega de produtos (19,4%) e dificuldade de atendimento causada pelo aumento de demanda (15,1%).


