Encontro sobre pesquisas em gastronomia do Brasil ocorre em Salvador
Com tema “gastronomias, corpos-territórios das mãos, dos contos e dos mundos”, evento acontecerá em junho

Foto: Vandelson Silva/Divulgação
A capital baiana vai sediar pela primeira vez o Encontro Pesquisas em Gastronomias do Brasil (ENPEGASTRO), entre os dias 08 a 12 de junho. A 5ª edição do encontro tem como tema “Gastronomias, corpos-territórios das mãos, dos contos e dos mundos” e vai contar com mostra artística e cultural, conferência, andanças pelas ruas e lançamentos livros.
A proposta do evento é dialogar com os formatos tradicionais da ciência, incluindo novos modos de pensar e criar a partir de saberes que surgem das práticas, encontros e multiplicidade dos mundos que compõem a gastronomia.
A expectativa é que o encontro conte com a participação de estudantes, pós-graduandos e pesquisadores da área de gastronomia de todo o país.
Confira a programação:
Mostra artística e cultural do ENPEGASTRO
Quando: a partir do dia de abertura, 8 de junho
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Conferência Magna - O Centenário de Manuel Querino: a arte culinária na Bahia como semente do futuro
Quando: 11 de junho
Onde: Na sala nobre da Reitoria da UFBA
Pelas ruas e Salvador
Onde: Diversos pontos da capital, como a Feira de São Joaquim, Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), Pelourinho, Santo Antônio, Saúde, Mouraria e Feira Agroecológica da UFBA
Os interessados em se inscrever ou conferir a programação completa podem acessar o site do Even3.
O ENPEGASTRO é uma ação do Observatório Teórico-Acadêmico das Gastronomias, vinculado ao curso de Bacharelado em Gastronomia pelo Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Neste ano o evento acontece em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), anfitriã das atividades desta edição, e integra a celebração dos 80 anos da instituição.


