Endividamento já corresponde a quase 60% da renda das famílias em 2021, diz BC

Resultado de junho é o maior patamar desde 2005

[Endividamento já corresponde a quase 60% da renda das famílias em 2021, diz BC]

FOTO: Getty Images

Dados do Banco Central (BC) mostram que o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde, com o valor total das dívidas chegando a 59,9% da renda média anual. O resultado de junho é o maior patamar desde o início da série histórica do BC, em 2005. A inadimplência, no entanto, se mantém estável, em 4,2%, mas analistas temem que o peso da inflação, que chegou a 10,25% na taxa acumulada em 12 meses até setembro, force as famílias a atrasarem as prestações com o orçamento já apertado.

Com a inflação em alta e a perspectiva de um aperto maior de juros, analistas alertam que o orçamento comprimido das famílias com dívidas será um limitador adicional ao crescimento da economia nos próximos meses.

Julho

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em agosto, mostrou que o percentual de famílias que relataram ter dívidas no mês de julho chegou a 71,4%, o maior patamar da série histórica, iniciada em 2010. A alta é de 1,7 ponto percentual na comparação com junho e de 4 pontos em relação a julho de 2020, o maior aumento anual verificado desde dezembro de 2019. As dívidas incluem cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!