Enem 2025: PF cumpre mandado no CE para investigar possível fraude
Alvo da investigação fez live e e mostrou ao menos cinco questões quase iguais às do exame

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
A Polícia Federal cumpre neste domingo (23) um mandado de busca e apreensão no Ceará para investigar uma possível fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Segundo informações da TV Globo, o alvo do mandado é Edcley Teixeira, que vende serviços de consultoria a vestibulandos e se identifica como um estudante de Medicina da periferia.
Em 11 de novembro, 5 dias antes da aplicação das provas de matemática e de ciências da natureza, Edcley fez uma live no Youtube e mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial.
Algumas questões, inclusive, têm exatamente os mesmos números cobrados dos candidatos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Diante de relatos de candidatos nas redes sociais, o instituto anulou três perguntas depois de "analisar relatos de antecipação de itens semelhantes aos aplicados nas provas". Segundo o Inep, foram identificadas “similaridades pontuais” entre questões divulgadas nas redes sociais e itens presentes na prova, embora nenhuma pergunta tenha sido apresentada exatamente como na versão aplicada em 2025.
O Ministério da Educação e o Inep não vão se manifestar sobre a operação.


