Enem deve ser reformulado para se adequar à mudanças escolares em 2024
Prova pode ganhar questões discursivas

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Em adequação às novas mudanças escolares, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode passar por reformulação a partir de 2024. A prova deve ganhar questões discursivas e ter etapa focada apenas na área de conhecimento escolhida pelo estudante.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) se reuniu com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) na última quarta-feira (8), para debater tais mudanças. O plano inicial é de que a prova se divida em duas etapas.
Na primeira, aconteceria a redação e as perguntas de formação geral sem divisão por disciplina, sendo voltada mais para interpretação do que conteúdo.
Já na segunda, a previsão é de que sejam feitas perguntas focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante, podendo se dividir em ciências humanas, ciências da natureza, linguagens ou matemática.
O objetivo da ação é adequar o ENEM ao novo modelo de ensino médio, que define que escolas públicas e particulares reservem parte da carga horária (cerca de 40%) para estudos voltados para o aprofundamento em áreas de conhecimento escolhidas pelos alunos.