Energia solar cresce 1 GW por mês e pode alcançar o dobro de Itaipu em fevereiro, diz Absolar

Atualmente, geração fotovoltaica é a terceira maior e perde apenas para a hidrelétrica e a eólica

[Energia solar cresce 1 GW por mês e pode alcançar o dobro de Itaipu em fevereiro, diz Absolar]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A capacidade instalada de energia solar vem apresentando crescimento de 1 GW por mês no país, desde fevereiro. Em julho, a fonte ultrapassou a marca de 17 GW, cerca de 8,4% da matriz elétrica brasileira, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Atualmente, a geração fotovoltaica é a terceira maior, perdendo apenas para a hidrelétrica e a eólica. Com isso, a fonte solar pode chegar ao dobro de capacidade da maior usina hidrelétrica nacional, a Itaipu, que opera com 14 GW, em fevereiro de 2023.

O setor é separado em duas modalidades de geração, como: as grandes usinas, que são projetos voltados para a venda de energia no mercado livre e para atender os maiores consumidores, em especial o setor corporativo. Nesse modelo, são 5,3 GW de potência e cerca de 27 bilhões de reais em investimentos desde 2012.

Enquanto isso, existem pessoas que optam por gerar a própria energia, sempre com o intuito de reduzir a conta de luz. São quase 12 GW de potência instalada, um pouco menos do que Itaipu, e mais de 63 bilhões de reais em investimentos na última década.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Maria del Carmen nega rumores de suposto desinteresse do PT na campanha de Geraldo Júnior ]

Segundo deputada, suposições são 'infundadas' e base governista se articula para vitória em outubro

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!