• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Entenda como está desempenho de empresas em teste de trabalho por apenas 4 dias na semana

Entenda como está desempenho de empresas em teste de trabalho por apenas 4 dias na semana

Projeto está sendo executado por organização sem fins lucrativos em parceria com pesquisadores da Cambridge e Oxford University

Por Da Redação
Ás

Entenda como está desempenho de empresas em teste de trabalho por apenas 4 dias na semana

Foto: Pexels

Um programa de testes em empresas e companhias que propõe alterar o número de dias de trabalho na semana para 4 está sendo executado pelas organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global; Autonomia, um think tank; e a 4 Day Week UK Campaign, em parceria com pesquisadores da Cambridge University, Oxford University e Boston College.

A Unity é uma das 70 empresas do Reino Unido que participam do teste. Durante seis meses a partir de junho, mais de 3.300 funcionários trabalharam 80% de suas horas habituais – pelo mesmo valor salarial – em troca da promessa de entregar 100% de seu trabalho habitual.

Samantha Losey, diretora-gerente da Unity, uma empresa de relações públicas em Londres, relatou que não foi difícil para convencer sua equipe a trabalhar menos horas pelo mesmo salário. No entanto, a gestora afirma que, convencer seu próprio conselho a se juntar ao esquema da semana de trabalho de quatro dias.

“Tive que lutar muito para fazermos isso como um negócio… ninguém estava disposto. Todo mundo era muito tradicionalista”, disse Losey ao CNN Business.

De acordo com a diretora, a principal preocupação centrou-se em saber se um corte de 20% na jornada de trabalho semanal levaria a uma queda na produção e faria com que os clientes fugissem.

Mas depois de uma “jornada muito difícil” para convencer seu conselho e um começo difícil, Losey disse que sua equipe deu um passo à frente. Ela disse ter 80% de certeza de que todos manterão a rotina depois de novembro, quando o teste terminar. “Minha cabeça rolaria como a de Maria Antonieta se eu dissesse a essa equipe ‘não vamos mais fazer isso’”, disse ela.

Segundo informações divulgadas pelos responsáveis da proposta, o teste já está dando frutos para os trabalhadores famintos por mais tempo livre.

Na metade do piloto, 95% das empresas pesquisadas pela 4 Day Week Global dizem que seus níveis de produtividade permaneceram os mesmos ou melhoraram, enquanto 86% dizem que provavelmente tornarão a rotina permanente.

Melhora nos negócios

Losey relatou que, quatro meses após o início do teste, seus clientes estão satisfeitos com seu desempenho, enquanto sua equipe está muito mais inspirada e criativa.

Um estudo interno da empresa descobriu que a produtividade aumentou 35% e a equipe disse que estava se sentindo mais saudável e feliz, em comparação com antes do teste. Agora, as pessoas estão lutando para se juntar à empresa.

“Estávamos morrendo no início do ano tentando encontrar talentos e estávamos gastando dinheiro com recrutadores à esquerda, à direita e ao centro”, disse ela.

Mas desde que a Unity ingressou no programa, Losey disse que “nunca teve tantas inscrições”, economizando muito dinheiro para a empresa em custos de recrutamento.

Juliet Schor, professora de sociologia do Boston College, disse a Christine Romans, do CNN Business, que a semana de trabalho de quatro dias oferece “uma grande vantagem competitiva para as empresas no mercado de trabalho”.

Também contribui para funcionários mais felizes e saudáveis, disse Schor. Isso é especialmente importante, dadas as demandas da pandemia que levaram muitos a simplesmente esgotar-se.

“Os americanos estão descobrindo que dois dias não são suficientes para o fim de semana. Eles não podem fazer todas as suas tarefas e cuidar da família e levar seus filhos para atividades, e até mesmo um pouco de tempo para si mesmos e se preparar para a semana de trabalho”, disse ela.

“Tudo isso fica amontoado em dois dias e não é suficiente. A semana de cinco dias não está mais funcionando para as pessoas”, acrescentou Schor.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário