Entrega do Palacete Saldanha marca avanço para criação da nova Caixa Cultural em Salvador
Imóvel histórico no Centro da capital baiana será restaurado e transformado em um dos maiores centros culturais do país

Foto: Reprodução/Google Street View
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), desembargador Jefferson Muricy, esteve nesta quinta-feira (21) no Gabinete Oficial do Governador, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para a entrega das chaves do Palacete Saldanha ao Estado. O imóvel será destinado à Caixa Econômica Federal, responsável por implantar uma nova unidade da Caixa Cultural na capital.
Durante o ato, Muricy destacou o caráter social e cultural da iniciativa. "Para nós é um motivo de grande alegria. Primeiro, estamos ajudando a resolver uma questão que se arrasta há muito tempo. Vamos pagar a muitos trabalhadores e trabalhadoras, vamos ver aquele equipamento reabilitado, reformado, mantido, prestando o serviço de cultura à cidade da Bahia, no seu centro histórico, que guarda tantas tradições, tantos valores e que precisa tanto desses equipamentos."
O diretor-geral da Secretaria de Cultura, Tiago Reis, explicou os próximos passos para a consolidação do projeto. "O próximo passo é fazer a seção da edificação, uma edificação em estilo eclético bastante importante no Centro Histórico de Salvador. É um equipamento de cultura bastante importante para a cidade, para o estado, multidisciplinar que abriga diversas linguagens artísticas e que com certeza ajuda na dinamização daquele território e a gente tem total interesse em que isso seja entregue para a sociedade o mais rápido possível."
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Palacete Saldanha será restaurado e transformado em um dos maiores centros culturais do Brasil. O presidente da Rede da Caixa na Bahia, Sâmio Carvalho, reforçou a relevância da iniciativa. "A Bahia é o berço da cultura e a relação da Caixa com a cultura é muito profunda. E a Caixa não pode se furtar e participar desse momento. A Caixa vê com muito bons olhos a recebida dessas chaves para fazer um dos maiores centros culturais, se não o maior centro cultural do Brasil."