Equipes da Bahia e Alagoas conquistam 1ª Copa Nordeste de Basquete para Cadeirantes

Aabane, da Bahia, venceu a categoria feminina; Adfima, de Alagoas, triunfou pela masculina

[Equipes da Bahia e Alagoas conquistam 1ª Copa Nordeste de Basquete para Cadeirantes]

FOTO: Mauro Neto/Sejel

A primeira final da Copa Nordeste de Basquetebol 3 x 3 Cadeira de Rodas consagrou duas equipes nordestinas como campeãs do torneio. A Aabane, da Bahia, conseguiu o título feminino, enquanto a Adfima, de Alagoas, garantiu a taça na categoria masculina. 

A competição é organizada pela Liga Nordeste de Basquete e classifica para etapa nacional do torneio. A modalidade 3 x 3 é disputada em meia quadra e as partidas terminam em 10 minutos ou quando um time alcança os 21 pontos. Os atletas utilizam uma cadeira que pode ter três ou quatro rodas, sendo duas rodas na parte traseira e uma ou duas menores na frente.

As partidas

Os dois times femininos baianos que chegaram à final garantiram um espaço na restrita lista das equipes da categoria, na modalidade 3 x 3 em cadeira de rodas existentes no Brasil. Irene Mendes, Ala da campeã Aabane, afirmou que a competição serve como estímulo. "O esporte para nós, cadeirantes, é de grande valia. Como enfrentamos grandes dificuldades, a competição renova as forças para dar continuidade à caminhada da vida", disse.

A Adfima teve um desempenho excelente. Após deixar para trás onze adversários, o time alagoano se sagrou campeão da categoria masculina do torneio. O capitão da equipe, Robson Machado guiou a equipe durante toda a competição, inclusive no jogo final, diante da Aabane. Ele celebrou a chance de poder representar seu estado após 10 anos longe. 

"Como a gente é deficiente, encontra todo tipo de obstáculo, mas as portas do esporte abriram cedo para mim. Treinei e joguei em São Paulo por 10 anos, chegando a ser campeão brasileiro e agora estou de volta ao meu estado e pude representar o Alagoas com muita garra", afirmou.

E agora?

As equipes vencedoras da competição vão representar o Nordeste no campeonato brasileiro, que acontece em setembro, no estado de São Paulo. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!