Especialista dá 5 dicas práticas para evitar a procrastinação

Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada

[Especialista dá 5 dicas práticas para evitar a procrastinação ]

FOTO: Reprodução

Você é do time que costuma adiar, deixar as coisas sempre para depois? Um dia ou outro de indisposição para cumprir as atividades programadas faz parte do jogo, sobretudo em momentos mais desafiantes, mas tornar a procrastinação uma rotina é jogar contra si mesmo. Procrastinar é simplesmente o ato de adiar o cumprimento de uma tarefa que precisa ser realizada. 

“Existem práticas simples que podem ser aplicadas no dia a dia e fazem total diferença para as pessoas que têm tendência a procrastinar, principalmente no que diz respeito ao aumento da produtividade. Se for para deixar algo de lado, que sejam as desculpas para começar”, pontua o psicoterapeuta especialista em gestão emocional, controle do estresse e da ansiedade, Diego Wildberger.

A seguir, seguem 5 dicas práticas indicadas pelo profissional para evitar a procrastinação:

1 - Coloque todas as suas tarefas no papel: escrever ajuda a organizar as ideias, o fluxo da realização. Comece fazendo uma lista de atividades que precisam ser feitas nos próximos 7 dias, por exemplo.

2- Determine onde quer chegar: “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Já ouviu essa frase? Quando não há a definição clara, um planejamento sobre seus sonhos, projetos que pretende realizar, não é possível estruturar um caminho para seguir. Você é o autor ou espectador da sua própria vida?

3- Faça as coisas mais trabalhosas primeiro - As coisas que demandam mais trabalho levam mais tempo para serem feitas e, ao mesmo tempo, tira mais peso da bolsa quando concluídas. Além disso, tem outro detalhe: com esse formato, fica bem mais fácil cumprir as tarefas mais simples.

4 -Se capacite dentro do seu planejamento – A capacitação continuada é fundamental, independente da área de atuação. Sempre há algo de novo para aprender que pode incrementar o repertório profissional (e pessoal também). O que está ao seu alcance hoje que pode inserido no seu planejamento?

5- Execute, coloque seu planejamento em ação – Se é o agir que move o mundo, não adianta ter o trabalho para criar planejamento perfeito e não colocar em prática. O exercício é diário. Então, dê um passo de cada vez fazendo sempre o melhor que pode para ser 1% melhor a cada dia.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!