Esqueceram de mim? Caetano Veloso ganha homenagem no dia que Tom Zé fez 89 anos!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Às

Atualizado
Esqueceram de mim? Caetano Veloso ganha homenagem no dia que Tom Zé fez 89 anos!

Foto: Reprodução/Instagram

O renomado dramaturgo Luiz Ribeiro, criador e editor do projeto de comunicação @jornalnota, fez uma publicação em suas redes sociais, em que lamenta a ausência de Tom Zé no Programa Altas Horas, que homenageou Caetano Veloso. Ontem, dia da exibicão (11 de outubro), Tom Zé completava 89 anos de vida. Abaixo você confere na íntegra a publicação: OPINIÃO! 🚨 E a história mais uma vez se repete. Ontem a Rede Globo exibiu um especial de 25 anos do Altas Horas, todo pautado nas músicas do Caetano Veloso.

Na ocasião, estavam Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Ivete Sangalo que ganharam plateias com seus nomes no palco do programa do Serginho Groisman.

O programa foi espetacularmente emocionante e contou também um pouco a história do nosso país, mas apresentou uma lacuna que vem se repetindo há anos: o apagamento do cantor Tom Zé.
É que no mesmo dia que Caetano ganhou essa merecida homenagem, Tom Zé, nosso gênio e incansável tropicalista, completava 89 anos. E passou esquecido do programa, sem homenagem, sem parabéns, sem uma canção sua tocada ali.

Mas isso não é a primeira vez que acontece: com o enfraquecimento da ditadura e o retorno do exílio de Caetano e Gil, Tom Zé ficou esquecido por mais de uma década e pensou até em desistir da música até ser reencontrado por David Byrne que lhe trouxe de volta.

Esquecer os 89 anos do Tom Zé é um problema gravíssimo. É uma falta de respeito à nossa história e nossa memória. E fazer isso enquanto se faz homenagem a outro é quase um escárnio.

E uma história não se faz apenas do que se lembra, mas também do que não se lembra. Walter Benjamin diz que devemos ler a história a contrapelo, pelo lado dos vencidos e se ninguém conta essa história, o Nota conta. Por isso fiz questão de lembrar aqui da grandiosidade de Tom Zé e celebrar seus 89 anos completados de música e crônicas musicais que narram nosso país.

Tom Zé, o Brasil te ama, te celebra e deseja tudo de melhor! Viva! ❤️🎉👑
Texto de @ziul.ribeiro,
Editor do Nota


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário