Estado da Bahia amplia uma tradição histórica na Seleção Brasileira

Desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, jogadores nascidos no estado estiveram presentes em 14 das 23 edições do torneio.

Por Da Redação
Às

Estado da Bahia amplia uma tradição histórica na Seleção Brasileira

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O estado da Bahia seguirá representado na Copa do Mundo. Convocados por Carlo Ancelotti, o zagueiro Bremer e o meia Danilo Santos serão os nomes baianos na Seleção Brasileira no Mundial disputado nos Estados Unidos, México e Canadá.

Com a presença da dupla, a Bahia amplia uma tradição histórica na Seleção Brasileira. Desde a primeira Copa do Mundo, em 1930, jogadores nascidos no estado estiveram presentes em 14 das 23 edições do torneio.

As participações aconteceram nas Copas de 1950, 1962, 1974, 1978, 1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2022 e agora em 2026. 

O primeiro representante baiano em Mundiais foi Maneca, na Copa de 1950. Depois dele, outros nomes importantes ajudaram a construir a história do estado na Seleção, como Zózimo, Bebeto, Aldair, Dida, Vampeta e Edílson.

Até hoje, sete jogadores baianos conquistaram a Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, maior campeã da história do torneio, com cinco títulos. O único atleta do estado com dois títulos mundiais é Zózimo, campeão nas Copas de 1958 e 1962.

Os baianos campeões do mundo são:

Zózimo - 1958 e 1962
Aldair - 1994
Bebeto - 1994
Dida - 2002
Júnior Nagata - 2002 
Vampeta - 2002
Edílson - 2002

Curiosamente, a Copa do Mundo em 1970, vencida pelo Brasil no México, foi a única conquista mundial sem representantes baianos no elenco. 

Agora, Bremer e Danilo carregam a responsabilidade de manter viva essa tradição. Caso o Brasil conquiste o hexacampeonato em 2026, a Bahia poderá aumentar para nove o número de campeões mundiais formados no estado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário